Início > Ações de extensão promovem inclusão social de pescadores artesanais em uruguaiana
Data de Publicação 14/01/2015 - 11:09 Atualizado em 15/01/2015 - 09:46 3475 visualizações

Ações de extensão promovem inclusão social de pescadores artesanais em Uruguaiana

Por Fabielle Piazer Zemolin

O curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa, através da disciplina de Extensão Rural, realizou ações de extensão por meio do Programa Mulheres Pescadoras do Pampa. A disciplina é ministrada pela professora Claudete Izabel Funguetto e foi desenvolvida pelos acadêmicos na Comunidade de Pescadores e Pescadoras Artesanais de Uruguaiana.

Na ocasião, os alunos puderam contribuir com a comunidade ao orientá-los sobre as principais verminoses de animais de grande e pequeno porte. Assuntos como sanidade, verminose e nutrição animal também foram apresentados através de palestras e rodas de conversa.

Dentre os resultados desta ação, observa-se a inclusão social através da participação da comunidade, a transmissão de conhecimento acerca das principais verminoses e zoonoses em animais equinos, bovinos e ovinos, além dos animais de estimação. A interação cultural entre acadêmicos e o público alvo, foi outro ponto de destaque.

Durante as atividades, as mulheres pescadoras puderam mostrar seus produtos artesanais confeccionados com escamas de peixe, em um estande montado no local. Esta ideia, que gera criação de renda a partir de matérias-primas naturais, foi apresentada no início do projeto, que está em desenvolvimento desde 2010 nesta comunidade.

Na abertura da programação e, também, ao final das apresentações houve um momento cultural com música, gaita e violão, proporcionado pelos acadêmicos de Medicina Veterinária, Nicolas Conter Tavares (gaita) e Evelinne Gomes de Souza (voz).

Durante a confraternização, os alunos puderam refletir sobre a importância das ações de extensão junto aos pescadores artesanais, bem como a sugestão de novas demandas. Entre elas está a presença de um médico veterinário para sanar possíveis dúvidas dos presentes. Outra opção apresentada é a realização de aulas de clínica para atendimentos locais em pequenos e grandes animais.

Participaram das ações cerca de 60 pessoas, entre elas, membros da Entidade de Pescadores Artesanais, Associação de Moradores do Bairro Cabo Luis Quevedo, Movimento de Luta pela Moradia, Movimento Negro de Uruguaiana, Quilombola Rincão dos Fernandes, representantes da Brigada Militar/Patrulha Ambiental, Emater/Ascar, representantes da Delegacia Fluvial/Marinha do Brasil, da Prefeitura Municipal/Secretaria da Indústria e Comércio, 10ª CRE - Coordenadoria Regional de Educação.

• Três alunos do curso de Medicina Veterinária em pé, ao lado da tela de slides, durante apresentação de uma das palestras.
      Temas como sanidade, verminose e nutrição animal foram abordados nas palestras Foto: Hellen Bertti
Tags: Extensão