Início > Aberto periodo de selecao de novas propostas de cursos stricto sensu
Data de Publicação 29/06/2023 - 15:07 Atualizado em 29/06/2023 - 16:38 459 visualizações

Aberto período de seleção de novas propostas de cursos stricto sensu

Por Sofia Viero Sorgetzt

Até o dia 14 de agosto, estão abertas as inscrições de propostas para novos cursos de mestrado e doutorado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), as chamadas buscam a ampliação da pós-graduação stricto sensu, possibilitando aos campi a viabilidade de abertura de novos cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A Chamada Interna Proppi nº 16/2023 regula a apresentação de propostas de cursos de mestrado e doutorado acadêmicos e a Chamada Interna Proppi nº 17/2023 regra a apresentação de propostas de cursos de mestrado e doutorado profissionais.

As propostas de novos cursos de mestrado e doutorado devem ser inicialmente debatidas e aprovadas nos campi. Posteriormente, é feito o envio da proposta à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), que passará pela análise técnica da Pró-reitoria e de comissão avaliadora. Os projetos aprovados serão encaminhados para a Comissão Superior de Ensino (CSE) e Conselho Universitário (Consuni) na sequência. Institucionalmente, as propostas serão acompanhadas via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). As propostas que forem aprovadas em todas as etapas institucionais serão homologadas pela Proppi, via Plataforma Sucupira, até 17 de novembro, e enviadas à Capes para análise de mérito pelas comissões de Área de Avaliação e recomendação das aprovadas. As datas são baseadas em publicação prévia de cronograma avaliativo da Capes, conforme Portaria Capes nº 312, de 28 de Dezembro de 2022.

Ambas as chamadas podem ser acessadas neste link

As orientações para os(as) interessados(as) podem ser acessadas neste link.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail posgraduacao@unipampa.edu.br.