Início > Academica do curso de engenharia da computacao e premiada em evento de processamento digital de
Data de Publicação 12/11/2021 - 12:13 Atualizado em 12/11/2021 - 12:13 918 visualizações

Acadêmica do curso de Engenharia da Computação é premiada em evento de processamento digital de sinais

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) vem se destacando, ao longo dos anos, pelos inúmeros trabalhos reconhecidos e premiados nacional e internacionalmente, o que mostra a excelência do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos na Instituição. Recentemente, mais uma acadêmica mostrou a potência de sua pesquisa durante evento científico: Jiovana Gomes, que é discente do curso de Engenharia da Computação, ofertado no Campus Bagé, recebeu o prêmio de melhor pôster na categoria aluno de graduação no 5th IEEE Seasonal School on Digital Processing of Visual Signals and Applications – DPVSA (Escola Sazonal IEEE SPS/CASS de Processamento Digital de Sinais Visuais e Aplicações – DPVSA).

O trabalho de Jiovana consiste no desenvolvimento de um circuito digital para uma etapa crítica do decodificador de vídeo AV1. O professor Fábio Luís Livi Ramos, que é o orientador da Jiovana, explica que o circuito serve para o processamento de vídeo de alta resolução (por exemplo, em televisores 4k e 8k) em tempo real, possibilitando um altíssimo desempenho. Além disso, espera-se que o circuito tenha baixo consumo de energia, o que é desejável no caso de uso com celulares. “O componente realiza a etapa de decodificação aritmética compatível com as diretrizes do AV1, onde o AV1 uma definição para codificar (compactar) vídeo (em outras palavras, um codec) definida por um consórcio de empresas como a Google, Netlflix, Amazon, etc. O uso do AV1 não implicaria no pagamento de royalties se uma empresa qualquer quisesse usar o mesmo em uma solução própria, e essa seria a principal vantagem de uso”, esclarece o docente.

O estudo desenvolvido por Jiovana integra o projeto de pesquisa Algoritmos e Arquiteturas Digitais para a Nova Geração de Padrões de Codificação de Vídeo, coordenado pelo professor Fábio Ramos. Além do reconhecimento do trabalho na 5ª edição do DPVSA, a acadêmica também havia sido premiada com a mesma pesquisa, porém, em fase inicial, durante o 12º Siepe, no qual obteve o prêmio de Melhor Trabalho de Pesquisa na área de Ciências Exatas e da Terra, o que reforça todo o potencial da pesquisa em andamento.

“A premiação no 5th DPVSA é uma maneira de validar a relevância da pesquisa que venho realizando, sendo um importante motivador para seguir trabalhando com o desenvolvimento de circuitos aplicados à codificação de vídeo”, afirma Jiovana Gomes. A discente também ressalta que a participação no projeto de pesquisa despertou o desejo de seguir uma carreira científica. “Os prêmios demonstram que estou no caminho certo”, enfatiza. Além dos prêmios citados, Jiovana também participou, neste ano, da 34ª edição do SBCCI, evento no qual teve um artigo publicado nos Anais, em que detalha os resultados da pesquisa sobre circuitos digitais.

O DPVSA foi organizado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na modalidade virtual, com o patrocínio e apoio da IEEE Signal Processing Society (SPS) e da IEEE Circuits and Systems Society (CASS). A escola também conta com o patrocínio técnico do Comitê Técnico de Comunicações e Processamento de Sinais Visuais (VSPC-TC) do IEEE CASS.

Jiovana Gomes recebeu o prêmio de melhor pôster na categoria aluno de graduação no DPVSA - Divulgação