Início > Campus alegrete inaugura predio de laboratorios e datacenter
Data de Publicação 26/11/2019 - 19:21 Atualizado em 27/11/2019 - 17:35 2351 visualizações

Campus Alegrete inaugura prédio de laboratórios e Datacenter

Por Sofia Viero Sorgetzt

Foi realizada, na tarde desta segunda-feira, 25, a inauguração do prédio dos laboratórios dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Telecomunicações e do Datacenter do Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Participaram da cerimônia o Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, o Diretor do Campus Alegrete, Roberlaine Ribeiro Jorge, o coordenador administrativo do Campus Alegrete, Fernando Munhoz Da Silveira, além de representantes dos poderes executivo e legislativo do município.

Em seu discurso, o Diretor do Campus Alegrete, Roberlaine Ribeiro Jorge afirmou que “está se realizando um sonho por muito tempo almejado por nossa comunidade”. Jorge também comentou que a estrutura colocada à disposição da comunidade acadêmica vai se tornar uma referência com tudo que pode ser realizado lá, pois além de servir aos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e de Telecomunicações, outros cursos também vão poder utilizar os laboratórios do novo prédio.

o Reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, falou dos benefícios que as novas estruturas proporcionam a toda a comunidade acadêmica: “diante das novas instalações, todos nós estaremos bem mais motivados a continuar trabalhando para o engrandecimento da Unipampa. nossos estudantes terão à disposição salas e laboratórios de ensino e de pesquisa com melhores condições de trabalho e de segurança. professores, funcionários técnicos e administrativos também usufruirão de gabinetes e salas com melhores condições de trabalho”. Hansen também comentou sobre o Datacenter: “o novo Datacenter da instituição foi fruto do trabalho de especificação das equipes de infraestrutura da DTIC e da coordenadoria de obras da Proplan. através da sua construção temos um espaço com correto dimensionamento, refrigeração, alimentação energética, sistemas de monitoramento, piso elevado, novo gerador de energia e segurança de acesso. Um espaço que valoriza a instituição e as equipes de trabalho que se dedicam a oferecer os serviços para toda a sociedade, através dos recurso de tecnologia da informação e comunicação".

O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alegrete, Jesse Trindade, fez elogios à Unipampa, enaltecendo o papel da instituição na produção do conhecimento. Trindade também mencionou a importância do Parque Científico e Tecnológico do Pampa, o Pampatec, falando de egressos que hoje mantém empresas nascidas no Pampatec e com estas gerando empregos no município. O Secretário também falou da importância de evitar a evasão de talentos da cidade, e que a Unipampa vem contribuindo para que os jovens tenham oportunidades sem precisar sair de Alegrete.

Conheça as obras inauguradas

Com uma área total de 3.243m², o prédio dos laboratórios é composto por dois pavimentos. O primeiro abriga 13 salas entre laboratórios e salas de técnicos. No segundo pavimento, 21 salas formam gabinetes, laboratórios e salas de técnicos. O Datacenter está localizado no prédio da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) e conta com um espaço de 30m². A finalidade do Datacenter é proporcionar confiabilidade e segurança aos equipamentos de tecnologia da informação e comunicação que são vitais para a prática das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unipampa. O local possui sistema específico de combate a incêndio, gerador de energia e instalações apropriadas. O datacenter foi desenvolvido pela própria equipe de infraestrutura da Unipampa, em parceria com a DTIC, com um investimento de cerca de R$310 mil para sua implantação, enquanto é comum encontrar investimentos de até R$ 3 milhões para construção de estruturas similares.

• Foto de autoridades da Unipampa descerrando a placa de inauguração do Datacenter.
      Descerramento da placa do Datacenter. Foto: Adriano Zanella.
    • Foto de autoridades da Unipampa descerrando a fita de inauguração do novo prédio.
      Descerramento da fita do novo prédio dos laboratórios. Foto: Adriano Zanella.