Início > Campus bage recebeu 8a mostra de documentarios na fronteira
Data de Publicação 21/10/2016 - 12:12 Atualizado em 21/10/2016 - 12:12 1336 visualizações

Campus Bagé recebeu 8ª Mostra de Documentários na Fronteira

Na manhã da última quinta-feira, 20, discentes e docentes da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) tiveram a oportunidade de participar da 8ª Muestra de Documentales em la Frontera. A exibição ocorreu, pela manhã, no auditório do Campus Bagé. O evento foi organizado pelo diretor e produtor uruguaio Gonzalo Rodrigues Fábregas.

Foram exibidos três documentários: Hornero Migratorio em Artigas (2014); Palabras Nuevas (2015) e Nosotros (2015). O primeiro é realizado com crianças de escolas rurais e adolescentes que buscam um caminho na arte, abordando uma oficina de música. O segundo documentário com duração de 36 minutos apresentou depoimentos de jovens de escolas públicas sobre os problemas da educação e a relação com os professores. O último, Nosotros, retrata o povo de Vichadero e as personalidades que contribuem na cultura e memória local.

Na ocasião, Fábregas fez um relato de como o projeto da Mostra iniciou. Para ele, “é uma luta de oito anos de trabalho. A ideia era voltar, voltar. Não ser como o circo que passa só uma vez”. O diretor também falou sobre a falta de oportunidade de muitos jovens irem aos cinemas e das poucas salas de exibições que há no interior.

A cidade de Bagé recebe a Mostra desde 2013. As exibições também acontecem na cidade de Aceguá, nos dias 21 e 22. O evento tem o apoio CAU-MEC, Instituto del Cine y audiovisual de Uruguai dependiente del Ministerio de Educación y Cultura, Ministerio de Relaciones Exteriores de Uruguay, Intendencia de Cerro Largo e Unipampa.

Tags: Bagé