Início > Campus jaguarao recebe visita do instituto historico e geografico do municipio
Data de Publicação 27/04/2023 - 16:38 Atualizado em 27/04/2023 - 16:38 676 visualizações

Campus Jaguarão recebe visita do Instituto Histórico e Geográfico do município

Por Sofia Viero Sorgetzt

O Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu, no dia 25 de abril, a visita de integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Jaguarão (IHGJ). O IHGJ foi fundado em 1966, tendo a finalidade de preservar e estudar a história da cidade de Jaguarão através da salvaguarda de documentos, objetos e acervos pessoais e públicos doados à entidade. A visita faz parte de um Acordo de Cooperação entre a Unipampa e o Instituto. O Acordo também abrange a digitalização de documentos históricos datados do século XIX, que estão sob a guarda do IHGJ, cabendo à Unipampa, através do Programa de Extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica (Proddoc), a higienização e digitalização, assim como sua disponibilização na internet.

Durante a visita, os membros e o presidente do IHGJ, Marcelo Ferreira da Silva, acompanhados pela Coordenadora Administrativa do campus, Tatiane Marques de Oliveira, e o Coordenador do Programa de Extensão, Alexandre dos Santos Villas Bôas, puderam conhecer as dependências do campus, a biblioteca, que possui cerca de 30 mil livros, o restaurante universitário, a casa do estudante, e, por fim, a sala do Proddoc onde está localizado o scanner planetário, sendo demonstrado o processo de digitalização.

De acordo com Alexandre Villas Bôas, a atividade foi muito importante para estreitar os laços entre a Universidade e a comunidade externa, tendo em vista as possibilidades geradas pelas atividades de extensão, como uma devolutiva para a comunidade da presença da universidade através de um serviço que possibilita a preservação dos documentos históricos da cidade de Jaguarão, ao mesmo tempo que democratiza o acesso destes documentos pela internet, bem como possibilitou a interação dos membros do IHGJ com a comunidade acadêmica do campus.

O Programa de Extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica (Proddoc), vem atuando em parceria com o IHGJ desde 2012, tendo digitalizado mais de 2 mil documentos, datados desde 1845. Os documentos históricos digitalizados pelo Programa de Extensão Catalogação e Digitalização de Documentação Histórica podem ser acessados neste link

• Foto dos membros do IHGJ reunidos em visita ao Campus Jaguarão da Unipampa.
      Membros do IHGJ visitam o Campus Jaguarão da Unipampa.