Início > Campus sao borja realiza aula inaugural do mestrado em politicas publicas
Data de Publicação 09/06/2016 - 09:50 Atualizado em 13/06/2016 - 08:40 2854 visualizações

Campus São Borja realiza Aula Inaugural do Mestrado em Políticas Públicas

O encontro reuniu comunidade acadêmica e autoridades locais

Na segunda-feira, 06, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus São Borja, realizou a Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP), em nível de Mestrado Profissional, o primeiro aprovado nesta Unidade. Os professores Muriel Pinto, Thiago Sampaio e Ronaldo Colvero debateram a temática “Os desafios da pós-graduação numa região de fronteira”.

Durante o debate enfatizou-se a importância do PPGPP para o processo de planejamento e gestão de políticas públicas em áreas de fronteira. Além disso, foram apresentados os critérios e metas que docentes e mestrandos devem cumprir para que o mestrado tenha vida longa perante as avaliações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os docentes reforçaram, ainda, que após o processo de institucionalização do Programa, a etapa seguinte é a aproximação com as instituições políticas, comunitárias e instâncias de planejamento público, vinculadas aos municípios, governo estadual e federal.

Atualmente o PPGPP conta com 75 mestrandos, entre alunos regulares e especiais. As aulas ocorrem, semanalmente, às quintas-feiras à noite, sextas-feiras, tarde e noite, e também contará com disciplinas concentradas com a participação de professores de outras universidades. O Programa é coordenado pelos professores Thiago Sampaio (coordenador) e Muriel Pinto (vice-coordenador).

A Aula Inaugural contou com a presença de representantes do Instituto Federal Farroupilha, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), Sindilojas, Acisb,  Câmara de Vereadores, 2º RC MEC,  1ª Companhia de Engenharia, além dos mestrandos, graduandos, professores, técnico-administrativos em Educação e terceirizados da Universidade.

No segundo semestre de 2016, o PPGPP terá seleção novamente para ingresso de discentes.  Para mais informações, acesse o site do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

Docentes falaram sobre os desafios da pós-graduação numa região de fronteira - Foto: Bruna Camargo
      Comunidade acadêmica e autoridades prestigiaram Aula Inaugural - Foto: Bruna Camargo