Início > Confraria de la yerba lanca material didatico literomusical
Data de Publicação 21/08/2020 - 18:43 Atualizado em 21/08/2020 - 18:51 792 visualizações

Confraria de la Yerba lança material didático literomusical

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O projeto de extensão “Confraria de la Yerba” do Curso de Música – Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – está lançando o livro "Uma história com começo e sem final" da coletânea "Contos para Cantar", Editora Cirkula. A obra está disponível no site da Editora e Livraria Cirkula e nas redes sociais.

De acordo com a coordenadora do projeto, Carla Lopardo, o livro físico será divulgado, na modalidade de concertos didáticos, nas escolas públicas e privadas da rede municipal e estadual das cidades de Bagé, Porto Alegre e demais municípios interessados na proposta. “O lançamento do livro didático, produto das ações desenvolvidas dentro do projeto de extensão Confraria de la Yerba da Licenciatura em Música da Unipampa, tem grande impacto social e educativo ao oferecer um material literomusical contendo cinco contos-canção com recursos de acessibilidade, inclusivo, bilíngue (espanhol e português) e multidisciplinar”. Ela explica que a obra é um material didático para o professor em sala de aula, para o educador musical, para a família, para crianças e adultos que amam a leitura e a música.

"Uma história com começo e sem final" contém cinco propostas didáticas alicerçadas na Base Nacional Comum Curricular, propostas inclusivas para a sala de aula, vídeos e cifras das canções, audiodescrição dos contos e ilustrações que oferecem um olhar criativo para o desenvolvimento da imaginação e a fantasia através das histórias contadas e cantadas. O material é acessado a partir do QrCode que direciona até a plataforma virtual do conteúdo didático.

Atualmente estão sendo realizadas, pelo projeto de extensão, oficinas e minicursos online e gratuitos para professores de todas as áreas e educadores musicais, assim como para estudantes e público em geral interessado na proposta. As aulas são ministradas por Lopardo junto aos integrantes do projeto de extensão, através das iniciativas da Comissão Institucional de Formação dos Profissionais da Educação Básica (Cifor Unipampa), oferecendo minicursos e webinários nos diferentes blocos de ações oferecidos à comunidade.

Sinopse

A vida de Carlota e Pedrinho foi sempre repleta de aventuras e de descobertas. Desde pequenos até adultos os dois compartilham de uma linda e sólida amizade. Nesta bela obra bilíngue (português e espanhol) vamos conhecer um pouquinho da vida dos dois, com muita música e diversão. Um universo colorido se abre nas ilustrações da Sofia e a história escrita pelo Everton, inspirada nas músicas compostas pela Carla e a Confraria de la Yerba nos fazem viajar em uma história com começo e sem final. E é legal que com o QRcode que tem aqui no livro, a descoberta continua com conteúdo extra e inclusivo: audiodescrição das imagens, narração da história, letras e cifras das músicas e muito mais! Vamos juntos cantar e aprender?

Confraria de la Yerba lança material didático literomusical