Início > Dia nacional do surdo celebrando cultura e comunidade surda na unipampa
Data de Publicação 26/09/2023 - 20:41 Atualizado em 26/09/2023 - 21:35 562 visualizações

Dia Nacional do Surdo: Celebrando a Cultura e a Comunidade Surda na Unipampa

A Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou, nos dias 25 e 26 de setembro, o curso Libras em Foco e Mãos em Movimento: Ensino de Libras para ouvintes em contextos diversos, destinado aos docentes surdos que atuam na Instituição.

O curso reforçou o compromisso com a formação continuada de docentes que está afirmado no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2019-2023), especificamente nas iniciativas 76 - Formação pedagógica do corpo docente e 77 - Formação de servidores para atender as diferentes demandas da Inclusão e da Acessibilidade do planejamento estratégico. Acredita-se que a capacitação recebida, por parte dos docentes, contribuiu para a “Adequação das técnicas pedagógicas para discentes com necessidades educacionais especiais garantindo a qualidade de formação”, atendendo assim a iniciativa 71 do planejamento estratégico do PDI (2019-2023).

A pró-reitora de Graduação da Unipampa, professora Claudete da Silva Lima Martins, esclareceu que a proposição do curso “Libras em Foco e Mãos em Movimento: Ensino de Libras para ouvintes em contextos diversos” ratifica o compromisso da universidade com “os processos de inclusão de pessoas com deficiência, visando a aprendizagem e equidade nas condições de acesso, permanência e sucesso”, que está afirmado no Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2019-2023, p.45).

Ademais, a professora Keli Krause e o tradutor e intérprete de Libras, Ringo Bez, destacam que hoje, em 26 de setembro, o Brasil comemora o Dia Nacional do Surdo, uma data importante que destaca a cultura, a história, a identidade e os desafios enfrentados pela Comunidade Surda. Esta data foi escolhida para homenagear a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) no Brasil, em 1857.

O Dia Nacional do Surdo não se trata apenas de conscientização, mas também de celebração. É uma oportunidade para reconhecer a cultura surda, que tem sua própria língua, a Língua Brasileira de Sinais (Libras). É um dia para sensibilizar a sociedade sobre as lutas e as conquistas da comunidade surda em todo o Brasil.

A data também destaca os desafios que os Surdos enfrentam diariamente, como a falta de direitos linguísticos e a discriminação. No entanto, ao longo dos anos, houve progressos significativos na promoção dos direitos dos Surdos, incluindo legislação que exige a presença de intérpretes de Libras em eventos públicos e acesso à educação.

Formação na Unipampa

Em Bagé, os docentes Surdos de Libras da Unipampa, e demais campi, como a professora Cássia Virginio, Campus Caçapava do Sul; Marcelo Sander, Campus São Gabriel; André Paixão, Campus Bagé, Keli Krause e Willian da Motta Brum, Campus São Borja e Ana Paula, Campus Dom Pedrito, participaram do Curso de formação docente: "Libras em foco e mãos em movimento: ensino de Libras para ouvintes em contextos diversos," que aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro.

O curso teve como objetivo compartilhar conhecimentos e estratégias no ensino de Libras para ouvintes na Universidade, contando com a participação dos formadores Ringo Bez de Jesus (UFPR/UFSC), Sérgio Ferreira (UFPR) e a professora Klicia Campos, poeta e primeira cordelista Surda do Brasil, professora do Curso de Letras-Libras da UFPR.

A iniciativa ocorreu por meio da Prograd, na figura da professora Claudete Lima, e do NinA (Núcleo da Inclusão e Acessibilidade), por meio da organização do intérprete Lucas Avila.

O Dia Nacional do Surdo é uma ocasião importante para refletirmos sobre os desafios e as realizações da comunidade Surda. É uma oportunidade para promover a inclusão, sensibilizar a sociedade e celebrar uma cultura Surda, vibrante e única. Vamos aproveitar este dia para reconhecer e apoiar a garantia de direitos linguísticos para a Comunidade Surda e uma educação bilíngue de qualidade.

Com informações de Claudete Martins, Keli Krause e Ringo Bez