Início > Diretoria do forum de pro reitores de graduacao discute melhorias e politicas publicas para educacao
Data de Publicação 10/03/2023 - 18:31 Atualizado em 12/03/2023 - 21:20 618 visualizações

Diretoria do Fórum de Pró-Reitores de Graduação discute melhorias e políticas públicas para a Educação Superior com o Governo Federal

A pró-reitora de Graduação da Unipampa, Shirley Nascimento, é vice-presidente do ForGrad e participou das discussões em Brasília

A pró-reitora de Graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e vice-presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (ForGrad), Shirley Nascimento, esteve na quarta-feira, 1, em Brasília, para cumprir agendas em prol da Educação Superior. A docente esteve acompanhada pelo presidente do ForGrad, Assis Leão Silva, pró-reitor no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O objetivo das reuniões em Brasília é fortalecer o diálogo entre instituições e as agências governamentais.

A diretoria do ForGrad reuniu-se com o Colégio de Pró-reitores de Graduação e com a professora Helena Sampaio, da Secretária de Regulação da Educação Superior (Seres). Nesta última, foram tratados aspectos referentes aos marcos regulatórios da Educação Superior, a formação docente no país e a importância de um diálogo a respeito dos processos de regulação dos cursos e instituições. A formação de um grupo de trabalho para maior aproximação da Seres nas atividades do ForGrad também foi pauta do encontro.

A outra reunião foi com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), professor Manuel Palácios, para tratar de uma agenda de trabalho com foco nas discussões a respeito das políticas para a Educação Superior e de um diálogo de formação continuada para os pró-reitores de ensino e de graduação, além de questões referentes à avaliação e regulação das Licenciaturas. O presidente do Inep solicitou ao Fórum uma agenda de diálogo, de formação e troca de experiências entre as instituições para fortalecimento da avaliação e da regulação da Educação Superior. O diálogo será sobretudo com a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (Daes).

A diretoria também foi recebida pelo ministro-chefe da Comunicação Social, Paulo Pimenta, oportunidade na qual se dialogou sobre a importância da comunicação para o reposicionamento da educação superior. Durante a reunião, foi pactuada a estruturação de uma agenda de trabalho para 2023. Na sequência, o grupo reuniu-se com o presidente do Conselho Nacional de Educação, Professor Luiz Curi, e apresentou as ações colaborativas que estão em curso atinentes à revisão e à formulação de políticas públicas para educação superior.

Ministro-chefe da Comunicação Social, Paulo Pimenta, recebe professores Assis e Shirley, representando o ForGrad - Divulgação

Na tarde do dia 1º, a diretoria participou de uma reunião com o secretário da Educação Técnica e Tecnológica (Setec), professor Getúlio Marques, ao qual reforçou a disponibilidade do ForGrad em contribuir com a nova agenda da educação superior no País. O grupo destacou a calorosa acolhida que teve, bem como a profícua abertura de diálogos e construção de parcerias em prol da educação em nosso país.

Para a pró-reitora de Graduação da Unipampa, Shirley Nascimento, o estabelecimento, pelo ForGrad, de uma agenda de trabalho com os órgãos e secretarias de governo é muito importante. “O intuito é que as decisões, as revisões e os ordenamentos sejam tomados de forma mais próxima das bases das universidades, atendendo as necessidades que as universidades realmente possuem”, explica a docente e vice-presidente do ForGrad.

Shirley também ressalta que o movimento de reaproximação dos Colégios e Fóruns com o MEC fortalece e mostra o quanto o Governo está aberto a ouvir e construir junto, o que é um alento para as universidades depois de sete anos sem um olhar para as políticas públicas para o Ensino Superior. “Essa aproximação mostra o quanto o Governo está empenhado em trabalhar conjuntamente com as universidades, construindo essas reformulações, essas revisões e as novas políticas que precisarão vir para colocar de novo a Educação Superior na pauta da ordem do dia para a construção das melhorias que precisamos ter enquanto país”, finaliza a pró-reitora Shirley Nascimento.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destaca a importância da participação da Universidade nos fóruns de pró-reitores – como o ForGrad –, evidenciando o engajamento e a liderança da Instituição nas principais pautas em discussão da Educação no Brasil.