Início > Dirigentes da unipampa acompanham comitiva do governo federal em areas afetadas pela estiagem
Data de Publicação 24/02/2023 - 12:21 Atualizado em 24/02/2023 - 12:22 535 visualizações

Dirigentes da Unipampa acompanham comitiva do Governo Federal em áreas afetadas pela estiagem

Evento contou com a presença de autoridades do Governo Federal e do Governo do RS

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, e representantes dos campi Bagé e Dom Pedrito da Unipampa estiveram na quinta-feira, 23, em Hulha Negra, acompanhando uma comitiva do Governo Federal que visitou áreas afetadas pela estiagem. De acordo com a Defesa Civil, 317 municípios decretaram emergência devido à falta de chuva. Destes, 191 já tiveram a situação homologada pela União. Na quarta-feira, 22, mais sete cidades do RS tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo.

Entre as autoridades presentes estavam o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta. O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também participaram do evento.

Na solenidade, o ministro Wellington Dias anunciou o repasse de R$ 430 milhões, sendo cerca de R$ 300 milhões em financiamentos, para ações emergenciais nas áreas de agricultura, desenvolvimento social e defesa civil. As medidas se somam a uma série de anúncios realizados pelo governo do Estado na última semana.

Para o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, a estiagem que o Estado enfrenta necessita de uma ação conjunta do governo federal e das demais esferas, incluindo toda a sociedade. "A Unipampa não poderia ficar de fora e através de projetos específicos poderá atuar na mitigação dessa gravíssima situação", afirma o dirigente da Universidade. Ainda de acordo com o reitor, "a Unipampa já atua junto com a Secretaria Estadual da Agricultura no monitoramento climático, tendo, recentemente, instalado estações meteorológicas nos campi Alegrete e Itaqui". O projeto de monitoramento climático faz parte do Sistema Estadual de Monitoramento e vai colaborar de maneira substancial para a mitigação dos impactos de fenômenos meteorológicos e climáticos adversos para a população do Rio Grande do Sul.

O ministro Wellington Dias e o reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge - Divulgação
      Reitor participou de atividades com as comitivas do Governo Federal e do Governo Estadual - Divulgação
      Estação meteorológica instalada no Campus Alegrete - Divulgação
      Estação meteorológica instalada no Campus Itaqui - Divulgação