Início > E publica e gratuita e em cacapava do sul
Data de Publicação 26/01/2022 - 17:10 Atualizado em 27/01/2022 - 17:18 1898 visualizações

É pública, é gratuita, é em Caçapava do Sul

Por Micael dos Santos Olegário

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Caçapava do Sul", campus Caçapava do Sul em vista aérea

“Portal do Pampa” e “Capital Gaúcha da Geodiversidade” são algumas das formas como é conhecida a cidade de Caçapava do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. O município de aproximadamente 30 mil habitantes, conta com um dos dez campi da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa.

O Campus Caçapava do Sul possui cinco cursos de graduação presencial, sendo eles: Ciências Exatas, Engenharia Ambiental e Sanitária, Geofísica, Geologia e Engenharia de Minas, mais o curso de Letras - Português na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A riqueza do município em formações rochosas e minerais fez com que, em 2019, a Unipampa em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criasse um projeto para um Geoparque em Caçapava do Sul. Entre os laboratórios do Campus Caçapava do Sul é possível citar os de Microscopia, Mineralogia e Petrografia, Astronomia, Biologia, Microbiologia e Bioquímica e diversos outros. Tudo isso faz com que os estudantes da Unipampa, universidade pública e gratuita, tenham uma formação completa e de qualidade. O campus também oferece opções de pós-graduação.

As belezas naturais e a integração aparecem como aspectos de destaque do Campus Caçapava do Sul, aponta o diretor do Campus, José Waldomiro Rojas. “A geodiversidade de Caçapava, aliada à biodiversidade, à diversidade cultural e à tradição mineira, fazem do município e seu entorno, uma grande referência aos amantes da natureza e uma sala de aula em céu aberto, pois a vocação do campus é voltada a ciências exatas, engenharia e a geociências.” Estes fatores, juntamente com a solidariedade e parceria da comunidade, criam uma simbiose entre a Universidade e a cidade, o que gera identificação e melhora ainda mais a vida e formação dos estudantes do Campus Caçapava do Sul.

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos acesse: Cursos de graduação do Campus Caçapava do Sul

“Fim da Travessia no Monte” é uma das traduções do nome Caçapava, de origem Tupi-Guarani. A cidade foi fundada em 25 de outubro de 1831 e presenciou muitas batalhas, tanto entre portugueses e espanhóis na época da colonização, como  na Revolução Farroupilha. É em Caçapava do Sul onde fica o Forte Dom Pedro II, que em 1938 tornou-se um bem tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Pedra do Segredo é uma elevação natural que atrai diversos turistas e fica no município do interior gaúcho, reconhecido por sua natureza exuberante.

Conforme informações do site Custo de Vida, o aluguel de uma kitnet na região mais periférica da cidade giraria em torno de R$320 e o de um apartamento com três quartos na região mais central custaria cerca de R$980. O Campus Caçapava do Sul possui Restaurante Universitário para atender aos alunos. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o podcast sobre o Campus Caçapava do Sul.

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Caçapava do Sul

Hotéis e imobiliárias de Caçapava do Sul

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Site da Prefeitura de Caçapava do Sul

Guia de Turismo

Site do Geoparque de Caçapava do Sul

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Caçapava do Sul"