Início > E publica e gratuita e em dom pedrito
Data de Publicação 27/01/2022 - 17:16 Atualizado em 28/01/2022 - 17:01 1742 visualizações

É pública, é gratuita, é em Dom Pedrito

Por Micael dos Santos Olegário

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Dom Pedrito", campus Dom Pedrito em vista aérea

“Capital da Paz” é como ficou conhecida a cidade de Dom Pedrito, próxima a fronteira do Uruguai, no extremo sul do Brasil. O município de cerca de 38 mil habitantes é assim chamado por ser o local onde foi assinado o Tratado de Poncho Verde, em 1 de março de 1845, que deu fim à Revolução Farroupilha. Dom Pedrito também abriga um dos campi da Universidade Federal do Pampa, a Unipampa, com cursos de graduação voltados para as ciências agrárias.

O Campus Dom Pedrito possui cinco cursos de graduação presencial: Agronegócio, Ciências da Natureza, Educação do Campo, Enologia - que é o primeiro curso de bacharelado de Enologia do Brasil - e Zootecnia. Também é ofertado em Dom Pedrito o curso de Letras - Português no sistema de EaD. Além da biblioteca, o campus possui diversos laboratórios associados aos cursos de graduação, todos com professores e técnicos especializados. Entre os laboratórios podem ser destacados os de Anatomia, Bioquímica, Parasitologia e Microbiologia. O Campus Dom Pedrito ainda oferece algumas opções de especialização para os estudantes que desejem seguir na Universidade.

A qualidade dos cursos oferecidos pelo Campus Dom Pedrito é comprovada pela alta empregabilidade dos egressos, de acordo com a diretora do campus, Nádia Bucco. “Todos os cursos oferecem uma formação integral, que permite aos egressos saírem com excelente formação e ótima colocação em programas de pós-graduação, e também com excelente empregabilidade.” Aliado a isso, a cidade de Dom Pedrito permite aos estudantes estudar em um ambiente calmo e hospitaleiro, sendo uma cidade que se destaca na acolhida e solidariedade.

Para mais detalhes sobre as modalidades dos cursos acesse: Cursos de graduação Campus Dom Pedrito

Dom Pedrito proporciona a possibilidade de conhecer mais sobre a cultura gaúcha através da visita ao Museu Paulo Firpo, com peças de indumentária e artesanato. Uma curiosidade interessante sobre o município é que Dom Pedrito foi um dos primeiros distritos no Brasil a abolir a escravatura, antes inclusive da Lei Áurea.

Conforme estimativas levantadas pelo campus, o aluguel de uma kitnet na região periférica de Dom Pedrito gira em torno de R$500 e o de um apartamento com três quartos na região central custaria cerca de R$1.500. O Campus Dom Pedrito possui Restaurante Universitário para atender aos alunos. A Unipampa também possibilita a inscrição para o plano de permanência e em diversos auxílios oferecidos pela Federal do Pampa.

Ouça também o podcast sobre o Campus Dom Pedrito.

Quer mais informações? Confira os links a seguir:

Site do Campus Dom Pedrito

Hotéis e imobiliárias de Dom Pedrito

Página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec)

Site da Prefeitura de Dom Pedrito

Guia de Turismo

Campanha Institucional: "É pública, é gratuita, é em Dom Pedrito"