Início > Egresso da unipampa recebera premio de melhor dissertacao da sociedade brasileira de microeletronica
Data de Publicação 09/08/2023 - 12:01 Atualizado em 09/08/2023 - 12:19 1236 visualizações

Egresso da Unipampa receberá prêmio de melhor dissertação da Sociedade Brasileira de Microeletrônica, no Chip in Rio

Evento, que ocorrerá entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro de 2023, ainda contará com apresentação de trabalho de estudante da Unipampa
Por Franceli Couto Jorge

A Sociedade Brasileira de Microeletrônica divulgou, na última semana, o resultado do 11º Prêmio José Camargo da Costa e um dos agraciados na área de Projeto, CAD e Teste de Circuitos Integrados é Tulio Pereira Bitencourt, egresso do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus Bagé. O trabalho premiado é a dissertação de mestrado intitulada Architecture exploration and VLSI design of multisymbol arithmetic encoders for the AV1 coding format, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação dos docentes Fábio Luis Livi Ramos, da Unipampa, e Sergio Bampi, da UFRGS.

A premiação ocorrerá no dia 1º de setembro, durante a cerimônia de encerramento do Chip in Rio 2023, congresso internacional na área de microeletrônica e microtecnologias realizado anualmente no Brasil e, neste ano, sediado no Rio de Janeiro, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. O evento é composto por cinco conferências em paralelo: 37th Symposium on Microelectronics Technology and Devices – SBMicro 2023, 36th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design – SBCCI 2023, 7th International Symposium on Instrumentation Systems, Circuits and Transducers – INSCIT 2023, Workshop on Circuits and Systems Design WCAS 2023 e 23rd Student Forum – SForum 2023.

Unipampa no Chip in Rio

A Unipampa também participará do Chip in Rio com apresentação de trabalho. O acadêmico de Engenharia de Computação, Gabriel Bitencourt Cardoso, apresentará um trabalho de Iniciação Científica no SForum - 23rd Microeletronics Students Forum. A pesquisa intitulada Efficient Hardware for VVC Residual Syntax Elements Generation é orientada pelo professor da Unipampa - Campus Bagé, Fábio Luis Livi Ramos. O docente da Unipampa também é co-orientador no Programa de Pós-Graduação em Microeletrônica, da UFRGS, da doutoranda e, também, egressa do curso de Engenharia da Computação da Unipampa, Jiovana Sousa Gomes, que participará do SBCCI - 36th Symposium on Integrated Circuits and Systems Design, no Chip in Rio. O trabalho de Jiovana é intitulado AV1 Residual Syntax Elements Assessment and Efficient VLSI Architecture.