Início > Encontro da rede bioma pampa reune instituicoes de ensino superior brasileiras e uruguaias no campus
Data de Publicação 24/04/2024 - 09:57 Atualizado em 24/04/2024 - 10:03 332 visualizações

Encontro da Rede Bioma Pampa reúne Instituições de Ensino Superior brasileiras e uruguaias no Campus Santana do Livramento da Unipampa

Evento teve ato de formalização e assinatura da Carta Constitutiva da Rede

No último sábado, 20, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu, no Campus Santana do Livramento, reitores, reitoras e representantes das universidades e institutos federais do Rio Grande do Sul e das universidades uruguaias para a cerimônia de formalização e assinatura da Carta Constitutiva da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Ensino Superior.

O evento contou ainda com a presença do ex-presidente uruguaio e primeiro Doutor Honoris Causa da Unipampa, José Mujica, que ministrou a conferência de abertura sobre educação e integração latino-americana. Na sequência, houve a apresentação da Rede Bioma Pampa e da proposta conceitual dos espaços comuns da educação.

A Rede Bioma Pampa surge com o compromisso de assegurar o acesso à educação superior para todas as pessoas latino-americanas, por meio de uma colaboração acadêmica e científica efetiva, com especial atenção às regiões fronteiriças e aos biomas compartilhados.

Para o professor Hélvio Rech, um dos articuladores do evento pela Unipampa, as Instituições de Ensino Superior são “faróis de esperança e progresso, local de encontro e diálogo, de debates, de pesquisas que possam ajudar a entender com profundidade a realidade de nossa região”. O docente também enfatiza o importante papel de “pensar estratégias globais de desenvolvimento a partir das potencialidades regionais”.

Rech também aponta os desafios que a Rede tem, tais como: “ampliar os contatos entre os profissionais de cada área do conhecimento de todas as universidades integrantes da Rede Bioma Pampa, identificar a infraestrutura de laboratórios, equipamentos, grupos de pesquisas e linhas de pesquisas, para otimizar os recursos investidos”.

Segundo a vice-reitora da Unipampa, Francéli Brizolla, "foi uma honraria, em nome da Reitoria da Unipampa, ter sido 'a casa' de afirmação e celebração dessa potente e necessária rede interinstitucional chamada Rede Bioma Pampa, com as demais universidades federais no RS, a nossa universidade estadual, os institutos federais situados no Estado, bem como, com as universidades uruguaias. Temos alta expectativa com as ações que ocorrerão por meio dessa união e com a afirmação de políticas construídas do/ao Sul para o próprio Sul. Para nós, que trazemos o Bioma em nosso próprio nome, além da honraria, fica um grande compromisso em protagonizar esse grande projeto com vistas à conservação do ecossistema Pampa integrado ao desenvolvimento humano e qualidade de vida."

O Encontro da Rede Bioma Pampa contou com a organização da Unipampa, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), do Governo Federal, da Universidad De La Republica Uruguay (Udelar) e da Universidad Tecnológica (UTEC). Também participaram das discussões a Secretaria Executiva da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu e o Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Rio Grande do Sul.

Leia na íntegra a Carta Constitutiva da Rede Bioma Pampa de Instituições Públicas de Ensino Superior.

Representantes das instituições signatárias da Carta.
      Francéli Brizolla, Vice-Reitora da Unipampa, no momento de assinatura da Carta.
    • Francéli Brizolla, Vice-Reitora da Unipampa, com os professores Hélvio Rech (Unipampa) e Marcelo Ubal (UTEC), articuladores do e
      Francéli Brizolla, Vice-Reitora da Unipampa, com os professores Hélvio Rech (Unipampa) e Marcelo Ubal (UTEC), articuladores do evento.