Início > Escola de inverno gnap 2022 reuniu professores e estudantes de diferentes instituicoes do brasil e
Data de Publicação 02/08/2022 - 12:00 Atualizado em 02/08/2022 - 12:00 488 visualizações

Escola de Inverno GNAP 2022 reuniu professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil e da América do Sul

Entre os dias 26 e 29 de julho, o Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), organizou a terceira edição de sua escola de inverno, tendo como tema central o processamento de sinais biológicos. Nesta edição, participaram estudantes de mais de seis estados brasileiros e de três países da América do Sul. Todas as aulas foram ministradas em português.

Ao longo dos dias de estudos, os cerca de 60 participantes do evento no formato híbrido (com participantes presenciais no Laboratório de Neuromecânica da Unipampa e de maneira remota em uma sala do Zoom) tiveram contato com conceitos básicos relacionados com o processamento de sinais biológicos e puderam vivenciar o uso de ferramentas estatísticas para a análise de dados de séries temporais. Ao término da escola, os participantes receberam uma avaliação para realizar e, então, receber sua certificação.

Os conteúdos selecionados para essa edição foram desenvolvidos por dois professores convidados, sendo eles o professor André Gustavo Pereira de Andrade, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e o professor Carlos De la Fuente, da Pontifícia Universidad Católica de Chile. Carlos é também doutorando no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas na Unipampa. Assim como aconteceu nas edições anteriores da escola, todas as aulas serão disponibilizadas no canal do GNAP no Youtube, a NeuromechTV.

O evento teve apoio financeiro da Sociedade Brasileira de Biomecânica e da Sociedade Brasileira de Fisiologia, e qualificou estudantes para compreensão de conceitos introdutórios em processamento de sinais biológicos com aplicação em estudos na área de neuromecânica e neurofisiologia do movimento humano.

Com informações de Marcos Roberto Kunzler

Evento contou com professores e estudantes de diferentes instituições do Brasil e da América do Sul - Divulgação
Tags: Uruguaiana