Início > Feira do campus bage mostra importancia de fazer ciencia em todos os niveis de ensino
Data de Publicação 05/09/2022 - 17:34 Atualizado em 05/09/2022 - 17:44 742 visualizações

Feira do Campus Bagé mostra a importância de fazer ciência em todos os níveis de ensino

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) reuniu estudantes e professores de diferentes níveis de ensino, assim como, interessados por ciência durante a XI Feira de Ciências do Campus Bagé. O evento foi realizado no dia 26 de agosto e contou com a participação de escolas dos municípios de Aceguá, Bagé, Candiota, Hulha Negra, Piratini e São Lourenço do Sul. A ação faz parte do Programa de Feira Integradora de Ciências do Pampa (Fecipampa), que envolve os trabalhos selecionados nas apresentações dos dez campi da Instituição.

Os mais de 300 estudantes de 39 escolas da região apresentaram trabalhos nas áreas de inclusão, saúde, meio ambiente, educação entre outros temas integradores desenvolvidos na Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, Ensino Médio, Ensino Técnico Integrado e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O foco do evento é o compartilhamento de experiências e não a competição, segundo destaca a organização. Os trabalhos participantes, bem como, os selecionados para a II Fecipampa estão disponíveis no site do evento.

Para o coordenador da Feira de Ciências do Campus Bagé, professor Pedro Dorneles, a avaliação do evento foi muito positiva, tanto em relação à participação dos estudantes quanto ao feedback dos avaliadores sobre os trabalhos. Dorneles também destacou o envolvimento dos servidores e estudantes do campus para a realização do evento, enfatizando a parceria com as Secretarias Municipais de Educação, com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext) através de fomento, bolsas e apoio por meio do programa institucional.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Paulo Lopes, parabenizou o Ensino Básico pela qualidade dos trabalhos. “Esperamos que logo estejam aqui. Esperamos que a Unipampa seja a casa de vocês”, disse o pró-reitor aos estudantes. Lopes também desejou que a próxima edição da Feira seja tão boa e com o sucesso deste ano.

Segundo o coordenador acadêmico do Campus Bagé, professor Fernando Junges, os dois últimos anos mostraram a importância de fazer ciência e o evento reforça o trabalho desenvolvido. “Estamos fazendo ciência e esperamos vê-los nos próximos anos”, enfatiza Junges.

Professores que participaram da Feira de Ciências do Campus Bagé - Foto: Franceli Couto
      Feira de Ciências reuniu 39 escolas de seis municípios - Foto: Franceli Couto
      Mais de 300 estudantes participaram do evento, em Bagé - Foto: Franceli Couto