Início > Gestores da unipampa participam do 2 seminario internacional de extensao pesquisa e educacao para
Data de Publicação 17/08/2023 - 05:39 Atualizado em 18/08/2023 - 14:31 384 visualizações

Gestores da Unipampa participam do 2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) marcou presença no 2˚ Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade (Siepes), promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) entre os dias 16 e 18 de agosto. O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e o pró-reitor de Extensão e Cultura da Instituição, Paulo Lopes, participaram do primeiro dia de atividades. O encontro, gratuito, é uma iniciativa conjunta do grupo de instituições de ensino que fazem parte da Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies). As atividades estão ocorrendo no Centro de Artes da UFPel.

O Seminário é considerado uma das estratégias de atuação e políticas voltadas à efetivação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030 preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo as entidades integrantes da Rede, com o Siepes será possível planejar ações a curto e médio prazo atendendo o compromisso social das instituições com a comunidade e o planeta.

O tema dessa segunda edição é “Educação para Sustentabilidade: Interfaces entre Ciência e Política”. A programação conta com sete palestras e cinco painéis interativos, além de reuniões da Rede – que terá como um dos temas de discussão o Observatório Gaúcho de Sustentabilidade.

Além de fortalecer a rede, da qual a Unipampa também faz parte, o evento pretende chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas e editais de fomento para a efetivação de ações que as instituições de ensino possam atender em compromisso com a sociedade.

Dentre os assuntos em foco no encontro estão o papel do Estado na sustentabilidade e incentivo a ações de implementação dos ODS, ciência e políticas públicas, água como elemento de integração, geodiversidade e geoparques, eficiência energética e desenvolvimento humano.

Sobre a Regies
A Rede Gaúcha de Instituições para Educação Sustentável (Regies) é uma parceria entre as instituições públicas de ensino superior do Rio Grande do Sul que busca monitorar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios e no Estado, visando implementar imediatamente os 17 ODSs e suas 169 metas, a partir das atividades finalísticas de ensino, pesquisa e extensão.

Integram a Regies: a Unipampa, a UFPel, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), a Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Com informações da Coordenação de Comunicação Social da UFPel

Evento ocorre na Universidade Federal de Pelotas - Divulgação
      A Unipampa, que integra a Regies, esteve representada pelo reitor e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura - Divulgação
      Reitor da Unipampa, Roberlaine Jorge, prestigiou primeiro dia de atividades do Seminário - Kátia Helena/UFPel