Início > Lancamento projeto arborizacao urbana e inclusao social acontece nesta quinta feira 21 em bage
Data de Publicação 20/11/2019 - 13:39 Atualizado em 20/11/2019 - 14:06 2946 visualizações

Lançamento Projeto Arborização Urbana e Inclusão Social acontece nesta quinta-feira, 21, em Bagé

Por Aline Reinhardt da Silveira

Nesta quinta-feira, 21, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lança o projeto “Arborização Urbana e Inclusão Social” na Praça do Coreto (Praça Silveira Martins), em Bagé. A atividade de Extensão começa às 13h30 e apresentará à comunidade a iniciativa que pretende apresentar informações sobre as árvores do espaço urbano de forma inclusiva e acessível.

Conforme explica a idealizadora do projeto, servidora da Unipampa Ketleen Grala, a atividade será uma oportunidade de apresentar a comunidade o trabalho voltado para questões ambientais e inclusão social. Serão apresentados por alunos do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), parceiro do projeto, as características das árvores existentes na Praça do Coreto e a forma de utilizar o QRCode presente nas placas de identificação em cada espécime. Os estudantes falarão para a comunidade presente no evento, composta por alunos, professores, deficientes auditivos e visuais, cadeirantes, e comunidade em geral.

Também serão realizadas atividades de interação com as árvores com grupo de cegos e surdos, assim como será demonstrado o uso do QRCode que remete a vídeos em Libras para promover a acessibilidade a surdos, e o toten com mapa de localização das árvores e lista das espécies em Braile, para promover a acessibilidade de cegos e pessoas com baixa visão.

Estão envolvidos no projeto, além de Unipampa e IFSul, a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa (SEMAPA), a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Ecoarte, Escolas da rede de ensino de Bagé, empresários do comercio local e comunidade em geral.

“O projeto é uma relevante ação de Responsabilidade Social, no momento em que empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, demonstrando uma gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros e comunidade em que está inserida”, explica Grala.

O envolvimento de vários segmentos também é ponto forte do projeto, que reuniu ensino, gestão municipal, escolas e empresários locais, os quais compartilham de uma experiência de preservação ambiental e inclusão social. “Esta etapa teve o apoio do comércio local do entorno da Praça do Coreto; os empresários se sensibilizaram a respeito da importância de proteger esse patrimônio ambiental e oferecer oportunidades de acessibilidade a pessoas com deficiência auditiva e visual”, destaca a idealizadora do projeto.

Planos futuros

A iniciativa lançada na Praça do Coreto nesta semana apresenta-se como o piloto de uma ação maior. Conforme Grala, a meta é instalar o projeto nas dez praças que passaram pelo inventário arbóreo, restando ainda sete, “para as quais estamos pleiteando recursos junto ao COMDEMA, através do Fundo Municipal de Meio Ambiente”, afirma. A ideia é que toda a comunidade possa ter acesso às informações sobre as árvores da cidade, sensibilizarem-se e protegerem o patrimônio relevante para a qualidade de vida de uma cidade. O grupo que realiza o projeto de Arborização Urbana também almeja compartilhar essa experiência com outros municípios para que possam implantar em suas cidades.

Sobre o projeto desenvolvido da Praça do Coreto

• - Total de árvores existentes na Praça do Coreto: 162, divididas em 44 espécies.
  • - Serão instaladas 44 placas contendo QRCodes que darão acesso a vídeos em Libras para acessibilidade de surdos, e outras informações complementares sobre as árvores.
  • - Será instalado um toten central que conterá o mapa de localização de todas as árvores identificadas com QRCode na praça e lista das espécies em Braile, para proporcionar acessibilidade a cegos.
  • - Conheça o site do Programa Arborização Urbana: um exercício de cidadania

13h30 – Chegada das escolas

13h45 - Lançamento do Projeto “Arborização Urbana e Inclusão Social”, com uso do QRCode para identificação de árvores da Praça do Coreto

14h – Apresentações culturais:

Poesia em libras e apresentação de dança turno integral - Escola Bidart

Coral Francisco Chaves, da Associação dos Deficientes  Visuais  de Bagé

Inclusão através da dança - Escola Monsenhor Costábile Hipólito

Apresentação Musical da discente Rosane Fraga, do Curso de Música.

14h45 – Apresentação árvores identificadas com QRCode por alunos do IFSUL

15h30 – Piquenique com alunos das escolas