Início > Letras português ead é autorizado com nota quatro pelo mec
Data de Publicação 15/06/2015 - 14:30 Atualizado em 15/06/2015 - 14:30 3919 visualizações

Letras Português EaD é autorizado com nota quatro pelo MEC

Por Aline Reinhardt da Silveira

Foi aprovado em avaliação do MEC o curso de Letras Português em modalidade de ensino a distância da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), que terá sede no Campus Jaguarão e polos em Alegrete e Santana do Livramento. O curso foi avaliado com nota quatro, numa escala de no máximo cinco, e reflete o perfil de qualidade da nova graduação. Este é o primeiro curso EaD a ser autorizado e ofertado pela Unipampa.

O curso terá duração de quatro anos. As aulas são a distância e estão programados dois encontros presenciais por semestre, estando previstos para cada componente curricular um encontro para aplicar uma avaliação e outro em, formato de aula. A Matriz Curricular está organizada contemplando quatro eixos articuladores: letramentos e cultura acadêmica; linguagens, escolas e cultura; identidades, diferenças e inclusão; identidades docentes e currículo. “Tais eixos apresentam verticalidade, ou seja, organização cumulativa e coerente de conteúdos, integração entre conteúdos e métodos dos componentes curriculares em todas as fases (semestres)”, explica a futura coordenadora do curso, professora Maria do Socorro Farias-Marques.

Em breve deve ser publicada portaria que formalmente credencia a Universidade e autoriza o primeiro curso. A expectativa é de que a primeira turma possa iniciar no primeiro semestre de 2016. Anualmente serão ofertadas 75 vagas, sendo 25 para cada um dos três polos. O ingresso no curso será por processo seletivo específico, e está previsto ainda um edital para entrada de uruguaios fronteiriços nos polos Jaguarão e Santana do Livramento.

“A autorização do Curso representa o credenciamento institucional para a oferta de outros cursos na modalidade a distância, ou seja, a Universidade passa a ter autonomia para propor novos cursos a distância em diferentes níveis e, assim, alcançar mais pessoas”, explica uma das articuladoras da proposta e docente do curso, professora Amanda Meincke Melo.

A coordenadora de Educação a Distância da Unipampa, professora Isaphi Alvarez, explica que a educação a distância extrapola distâncias e contribui para elevar o nível educacional de uma população, uma vez que democratiza a informação e o conhecimento. Ela avalia a importância de a Unipampa ser credenciada para o Ensino a Distância. “Aprovar o primeiro curso da modalidade nos insere nesses espaços abrangentes, cooperativos e desafiadores entre alunos, professores e instituições, que superam as barreiras das distâncias e colaboram para diminuir as diversas carências educacionais da região na qual estão inseridas. Esperamos que a autorização do curso de Letras Português na modalidade soe como um incentivador para a comunidade e surjam novas propostas em breve”, analisa.

Histórico

As discussões para criação do curso iniciaram em 2011. Em 2014, a Unipampa recebeu quatro visitas do MEC: uma para credenciamento da Instituição e três para autorização dos polos Alegrete, Jaguarão e Santana do Livramento. Além da Coordenadoria de Educação a Distância, a Reitoria e os docentes que participaram de todo o processo, estão envolvidos na implantação do curso os coordenadores de Polo, os tutores presenciais, os servidores dos três Campi e do NTIC/ STIC, assim como o apoio das equipes diretivas.

Tags: Graduação