Início > Parceria que da certo curso pre vestibular gratuito com apoio da unipampa abre inscricao para alunos
Data de Publicação 11/05/2023 - 10:17 Atualizado em 11/05/2023 - 10:31 966 visualizações

Parceria que dá certo: curso pré-vestibular gratuito com apoio da Unipampa abre inscrição para alunos de baixa renda em Bagé

Interessados podem se inscrever até o 26 de maio
Por Emanuelle Tronco Bueno

Estão abertas, até o dia 26 de maio, as inscrições para o processo seletivo do “Pré-Vestibular Esperançar!”. A ação é promovida pelo Instituto Socioeducacional, Cultural e Econômico da Região Sul (IECE/RS), com apoio do Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. Os dois cursos ofertados neste início de 2023, preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para o vestibular médio-integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), são totalmente gratuitos. Podem se candidatar às vagas os estudantes que tenham renda familiar de até 2,5 salários mínimos.

Ao todo, são 30 vagas para cada um dos cursos, sendo que 50% das oportunidades serão destinadas ao sistema de cotas, reservando vagas para pessoas negras/pardas, pessoas trans e pessoas com deficiência. As aulas estão agendadas para iniciarem em 2 de junho, presencialmente, no turno da noite, e encerram uma semana antes das seleções para o Enem e para o IFSul. Os encontros serão em escola situada no centro de Bagé.

Segundo o diretor do Campus Bagé, Alessandro Bica, muitos que integram a coordenação do Instituto são alunos e/ou ex-alunos da Unipampa e que retribuem para sociedade o “pensar nas pessoas mais vulneráveis, que não têm acesso a um cursinho e que desejam ingressar em na universidade”. A Unipampa participa do projeto como apoiadora, envolvendo os acadêmicos para ministrar aulas e cursos como voluntários e oportunizando horas complementares para os interessados. Além disso, a Universidade irá contribuir com materiais, como cadernos, e outras ações que possam auxiliar no desenvolvimento da proposta.

O diretor executivo do Instituto e, também, aluno de mestrado da Unipampa, Matheus Santos, ressalta que o curso popular é apenas um dos projetos programados pelo IECE/RS nos próximos meses: “temos outros projetos planejados, pois que vislumbramos alcançar toda a comunidade. Incialmente, famílias de baixa renda de Bagé”.

Como posso me inscrever?

As inscrições vão até o dia 26 de maio e devem ser realizadas presencialmente — nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 18h — no escritório do IECE/RS, localizado no prédio comercial da Bando Coletivo, Av. General Osório, nº 738, em frente ao Sicredi. Os interessados devem levar a documentação solicitada para efetivar a inscrição.

Quais documentos preciso levar para me inscrever?

1. Documentos de identificação (RG e CPF);
  2. Comprovante de matrícula ativa em escola situada em Bagé e/ou região;
  3. Comprovante de renda (a exemplo de comprovante de inscrição no Cadrasto Único (Cadúnico) e/ou Bolsa Família; contra-cheque atualizado dos últimos três meses; declaração de baixa-renda);
  4. Comprovante de residência atualizado (e exemplo de contas de luz, de água, IPTU e/ou contrato de aluguel);
  5. Laudo médico ou certificado de reabilitação para pessoas com deficiência.

Serão fornecidos no local: termo de autodeclaração racional; termo de consentimento assinado pelos responsáveis para menores de idade; e, termo de uso de imagem.

- Como vai acontecer a seleção?

Os alunos serão selecionados de acordo com a renda per capita individual. Metade das vagas são destinadas ao sistema de cotas. A prioridade de escolha será para alunos que tenham renda familiar de até 2,5 salários mínimos. A seleção também priorizará os alunos matriculados no 9º ano para o curso do IFSul e no 3º ano do Ensino Médio para o curso preparatório para o Enem.

- Já sou profissional. Posso contribuir com o projeto?

Sim. Os profissionais e estudantes que desejarem ser voluntários ministrando disciplinas ou contribuindo com materiais ou conteúdos especializados, seja através de material didático, palestras ou aulas práticas, podem entrar em contato com o IECE/RS.

- Como entrar em contato com o IECE/RS?

Mais informações sobre o Pré-vestibular Esperançar! podem ser obtidas pelo Instagram @iece.rs, pelo e-mail contato.prevestibular.esperancar@gmail.com ou através do WhatsApp (53) 99127-0653.