Início > Parque cientifico tecnologico da campanha recebe r 25 milhoes para implantacao

Parque Científico Tecnológico da Campanha recebe R$ 2,5 milhões para implantação

Data de Publicação 10/11/2017 - 23:27 Atualizado em: 11/11/2017 - 00:03 5081 visualizações

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, foi recebido no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, na quarta-feira, 8, pelo ministro José Mendonça Filho e pelo secretário de Educação Superior (SESu) Paulo Barone para tratar sobre o Parque Científico Tecnológico da Campanha. Na audiência, o reitor Marco Hansen explanou o projeto e recebeu a confirmação da liberação de R$ 2,5 milhões para a primeira fase de implantação, anunciada pelo ministro.

Também participaram do encontro no MEC, além do ministro, do secretário e do reitor da Unipampa, o reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Flávio Nunes, a senadora Ana Amélia Lemos, o deputado federal Afonso Hamm e o vereador Omar Ghani.

O Parque Científico Tecnológico da Campanha é coordenado pelo professor Ivonir Pretarca, terá sede no Campus Bagé da Unipampa e gestão compartilhada entre a Unipampa e o IFSul. O Parque conta com o apoio da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), da Associação Comercial e Industrial de Bagé (ACIBA), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Prefeitura de Bagé e da Câmara de Vereadores local. Oito empresas já estão credenciadas para instalação no local e início das pesquisas.

O Parque será destinado ao desenvolvimento de pesquisas nas áreas de energia renovável, agronegócio, cultivo de oliveiras e startups, que são empresas que criam modelos de negócio altamente escaláveis, a baixo custo e a partir de ideias inovadoras. O modelo de negócio escalável e repetível possibilita que a empresa atinja grande número de clientes e gere lucros em pouco tempo, sem aumento significativo de custos.

• Da esquerda para a direita: vereador Omar Ghani, deputado federal Afonso Hamm, ministro da Educação José Mendonça Filho, senador
    Da esquerda para a direita: vereador Omar Ghani, deputado federal Afonso Hamm, ministro da Educação José Mendonça Filho, senadora Ana Amélia Lemos, reitor da Unipampa Marco Hansen, reitor do IFSul Flávio Nunes e secretário de Educação Superior do MEC Paulo Barone.
    Planta baixa indica a localização do Parque Científico Tecnológico da Campanha no Campus Bagé da Unipampa.