Início > Pesquisador da unipampa e citado como referencia na area de estudos sobre certificacao florestal no
Data de Publicação 12/11/2021 - 07:50 Atualizado em 12/11/2021 - 07:50 893 visualizações

Pesquisador da Unipampa é citado como referência na área de estudos sobre certificação florestal no Brasil

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O professor da Universidade do Pampa (Unipampa), Ricardo Ribeiro Alves, é uma das principais referências em estudos sobre certificação florestal no Brasil, de acordo com o artigo publicado na Revista Brasileira Multidisciplinar. A pesquisa objetivou levantar dados bibliométricos e de conteúdo sobre artigos publicados que estejam voltados para a certificação florestal no Brasil.

De acordo com o professor, a Unipampa figura entre as instituições com mais publicação sobre o tema. Entre universidades e centro de pesquisa, as academias do Estado de Minas Gerais constam o maior número de artigos publicados sobre certificação florestal, totalizando 22 documentos pelas Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Universidade Estadual de Minas Gerais (UFMG). O Estado de São Paulo apresentou o total de 17 publicações que estão divididos entre a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). O Estado do Rio Grande do Sul, representado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) conta com cinco documentos, seguido da instituição da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com quatro.

Sobre a pesquisa

No artigo, buscou-se dar prioridade a autores brasileiros, mesmo que tenham publicações internacionais, realizando a busca na base de dados da Scopus. Foram registrados 67 artigos relacionados ao tema certificação florestal “forest certification”, nas áreas de Ciências Sociais, Ciências Agrícolas e Biológicas, e Ciência Ambiental, nos quais foram analisados por meio do software VOSViewer®. A análise bibliométrica identificou artigos dos últimos vinte e três anos, bem como os principais autores, instituições, periódicos com mais citações, artigos mais citados, processar as redes de coautoria e cocitação. Elaborados os clusters para identificar as temáticas abordadas, os resultados mostraram uma baixa interação entre autores muito distantes em questão de instituições e diferença temporal, porém uma forte contribuição ao se tratar de autores que pertencem a mesma filiação. O estudo revelou que os autores brasileiros se concentram em uma abordagem voltada para o setor industrial e a preocupação com o impacto ambiental, revelando a necessidade de explorar a questão socioambiental.

Tags: Pesquisa