Início > Pibid e prp sao contemplados com 480 bolsas capes para licenciandos da unipampa e selecoes devem
Data de Publicação 12/06/2020 - 14:56 Atualizado em 12/06/2020 - 14:56 1583 visualizações

Pibid e PRP são contemplados com 480 bolsas Capes para licenciandos da Unipampa e seleções devem acontecer em breve

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi contemplada com 480 bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para seus licenciandos no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Os programas têm como objetivo incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica. Conforme a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), serão lançados editais para seleção de discentes, preceptores e supervisores em breve.

A Unipampa manteve sua posição de destaque entre as universidades do país, conforme divulgado no resultado preliminar do dia 29 de abril de 2020. No Programa Residência Pedagógica (PRP), a Universidade recebeu da Capes 264 cotas de bolsas para residentes (estudantes de licenciaturas) e 33 cotas de bolsas para preceptores (professores da Educação Básica). No Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), a Unipampa recebeu 216 cotas para estudantes de licenciaturas e 27 cotas para professores de da Educação Básica. Foram recebidas, no total, 480 cotas de bolsas para estudantes de licenciaturas e 60 cotas de bolsas para professores da Educação Básica.

Após a confirmação do resultado final, as coordenadoras Institucionais dos Programas, professoras Angela Hartmann (Pibid) e Claudete Martins (PRP),deram início às ações para a execução das propostas, realizando uma primeira reunião virtual com a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc), em 22 de maio, e uma segunda reunião no dia 4 de junho com as Secretarias Municipais de Educação. Na avaliação das coordenadoras, os representantes das Secretarias de Educação mostraram-se bastante receptivos às propostas dos dois programas e agradeceram pelas orientações e esclarecimentos realizados na reunião.

Os municípios de abrangência das propostas são: Alegrete, Arroio Grande, Candiota, Santana do Livramento, Jaguarão, Uruguaiana, Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Caçapava, São Gabriel, São Borja, Itaqui, Rosário do Sul e Santa Margarida do Sul, estiveram presentes na reunião os municípios de Jaguarão, Uruguaiana, Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra, Caçapava, São Gabriel, São Borja, Itaqui, Santa Margarida do Sul e Alegrete.

Estas ações junto a Seduc e as secretarias municipais de educação fortalecem o papel das redes de ensino na formação dos futuros professores, contribuindo para o êxito na execução dos Programas, de acordo com a Prograd.

As próximas ações envolvem a habilitação de escolas para participação nos programas, pelas redes de ensino, e lançamento de editais de seleção de docentes da Educação Básica e estudantes dos cursos de licenciatura, pela Unipampa, as quais devem ocorrer em breve.

O início das atividades dos dois programas está previsto para 3 de agosto de 2020. Em função do contexto da pandemia, "as atividades serão planejadas e realizadas em articulação com as redes de ensino e escolas, observando as orientações das autoridades sanitárias. Aguarda-se pelas novas orientações que serão enviadas pela Capes, com indicação das condições mínimas que deverão ser observadas para o início das atividades e implementação das bolsas”, afirmam as coordenadoras institucionais.

Com informações de Jôse Brasil