Início > Producao e politica cultural realiza debate sobre terapia ocupacional
Data de Publicação 15/03/2021 - 18:00 Atualizado em 15/03/2021 - 18:00 477 visualizações

Produção e Política Cultural realiza debate sobre Terapia Ocupacional

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

O curso de Produção e Política Cultural do Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza no dia 24 de março, das 14 às 16h, o debate Produção Cultural na Terapia Ocupacional. O evento, transmitido via Google Meet, está com as inscrições abertas até o dia 23 de março, às 12h, através de formulário online.

De acordo com a professora da Unipampa, Carla Rabelo, a Cultura é um campo inter, multi e transdisciplinar que aciona conhecimentos, saberes e diálogos dos mais diversos e profundos. Ela afirma que em um contexto no qual a saúde mental coletiva está abalada e constantemente desafiada, a Cultura e os campos terapêuticos ajudam ou promovem a recuperação e reparação de nossa subjetividade, de nossa humanidade. “Promovemos um encontro importante entre a Produção Cultural e a Terapia Ocupacional, para discutirmos a potência das interfaces profissionais dessas duas áreas poderosas principalmente no contexto tenebroso que estamos no Brasil”.

Palestrantes:

Helen Isabel de Freitas: terapeuta Ocupacional formada pela UFSCar em 2001 e desde lá construiu percurso na área da saúde mental em todos os ciclos de vida. Fez aprimoramento Profissional em Reabilitação Psicossocial – FMB/UNESP (2003) e Mestrado em Saúde Coletiva/Saúde Pública – FMB/UNESP (2006). É especialista em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde – FIOCRUZ (2006). Compõe o Coletivo de Estudos “T.O. como Produção de Vida” sob orientação de Mariângela Quarentei. Trabalha com formação em cursos de graduação, pós-graduação e cursos livres, além de atendimentos e supervisões. Também atua como TO no CAPSij Freguesia do Ó/Brasilândia, integra a diretoria da Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Estado de São Paulo e é preceptora do programa PET Saúde Interprofissionalidade/PUC-SP.

Isadora Cardinalli: terapeuta ocupacional pela UFSCar, especializada em Terapia Ocupacional, Artes, Saúde e Cultura, pela FMUSP, mestra e doutoranda em Terapia Ocupacional pela UFSCar. É membro do Laboratório/Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO) e do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional e Cultura. Atua também como agente cultural e educadora em projetos junto a universidades e comunidades de São Carlos e de São Paulo, trabalhando principalmente com os temas: atividades humanas, produção de vida, arte, cultura e contextos sociais.

Paula Tatiana Cardoso: professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada, mestra e doutoranda na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas linhas: Cultura, Territórios e Terapia Ocupacional; Perspectivas críticas e decoloniais em Terapia Ocupacional. Faz parte da equipe proponente e gestora do programa "Museu da Memória Viva", aprovado pelo Edital Mais Cultura nas Universidades (Minc_MS/2016_2018). Compõe as coordenações do Coletivo e Programa de Extensão "ProCult Diversidade e Cidadania" (UFTM) e do grupo de pesquisa "AHTO - Atividades Humanas e Terapia Ocupacional" (UFSCar).

Tags: Jaguarão