Início > Projeto biblioteca da casinha promove ações de letramento infantil em jaguarão
Data de Publicação 09/02/2015 - 10:11 Atualizado em 26/06/2015 - 13:38 3764 visualizações

Projeto Biblioteca da Casinha promove ações de letramento infantil em Jaguarão

Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de realizar práticas de letramento infantil, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) – Letramento e Educação Infantil, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), desenvolvem o projeto “Biblioteca da Casinha”. A ação é fruto da parceria entre o Campus Jaguarão e a Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança.

O projeto recebeu este nome após a escola ganhar uma casa de madeira para brincadeiras. A partir disso, surgiu a ideia de tornar o espação não apenas dedicado às brincadeiras infantis, mas, também, aos livros. O objetivo é inserir as crianças em práticas de leituras desde bebês.

Segundo a coordenadora do projeto, a professora Patrícia Pinho, ler para as crianças e permiti-las manusear os livros traz mudanças significativas na percepção infantil. Patrícia conta o que se observou ao longo do projeto:

Para melhor desenvolver o projeto de ensino, promoveu-se uma ação de extensão, que envolveu a comunidade. A ação foi denominada “Biblioteca Ambulante” e visou à arrecadação de livros.

Uma casinha de brinquedo, com telhado rosa e paredes amarelas, feita de material de papelaria, está posicionada em uma sala usada para aulas de letramento de crianças

Ponto de arrecadação de livros

Na primeira etapa da ação, foram arrecadados cerca de 250 livros. A partir disso, foi feito um trabalho de revisão por parte dos bolsistas e, aos poucos, os livros foram sendo incorporados à Biblioteca da Casinha, que existe na escola.

Diversos livros e revistas para crianças estão espalhados sobre uma mesa.

Livros arrecadados através do projeto Biblioteca Ambulante

“Com certeza estes livros serão de grande importância no cotidiano de nossas intervenções e fazendo, assim, a formação dos nossos pequenos leitores, um momento de prazer e alegrias”, afirma a bolsista Renata Faria, integrante do Pibid.

Além de Renata, integram o projeto as bolsistas Clara Alauz, Graciela Nunes e Malena Bassini, acompanhadas pela supervisora Débora Portilho. Conforme as bolsistas, as crianças envolvem-se no mundo da fantasia, dramatização e imaginação, além de outras emoções que os livros as proporcionam.

Quem quiser colaborar, pode fazer a doação na Caixa Econômica Federal e, também, no Supermercado Paraíso da Ponte, na cidade de Jaguarão.