Início > Projetos de ressocializacao de apenados sao tema de protocolo de intencoes da unipampa com ufes
Data de Publicação 25/06/2021 - 17:44 Atualizado em 25/06/2021 - 17:44 775 visualizações

Projetos de ressocialização de apenados são tema de protocolo de intenções da Unipampa com a Ufes

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) assinaram um protocolo de intenções com o objetivo de viabilizar a implantação de projetos para a ressocialização de apenados. O ato aconteceu na reitoria da Ufes, na última quinta-feira, 24, com a presença do reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e do reitor da Ufes, Paulo Vargas.

Com a iniciativa será possível possibilitar a implantação de projetos para a ressocialização de apenados, inspirados no modelo executado no Campus de Goiabeiras, da Ufes.

Desde 2017, a Ufes mantém um convênio com a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) que proporciona trabalho remunerado a pessoas presas. A ação é complementada com o projeto Impactando Vidas, que oferece treinamento profissional, noções de informática, vivência cultural, entre outras ações de capacitação e qualificação.

Conforme Ribeiro Jorge, a finalidade da visita é aprender in loco com a experiência da Ufes na ressocialização de apenados e implantar um projeto-piloto em um dos campi da universidade gaúcha. “A Ufes é uma referência nos projetos de ressocialização de presos e não há melhor ambiente para iniciativas dessa natureza do que o universitário. Já estamos em tratativas com a Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul e vamos abrir o debate com a comunidade universitária sobre a implantação do projeto", afirma.

*Com informações de Vinicius Fontana/Ufes

Tags: Gestão