Início > Recomposicao orcamentaria das universidades e institutos federais e anunciada em cerimonia do
Data de Publicação 20/04/2023 - 12:04 Atualizado em 20/04/2023 - 12:04 561 visualizações

Recomposição orçamentária das Universidades e Institutos Federais é anunciada em cerimônia do Ministério da Educação

Unipampa esteve representada no evento pelo reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, pelo pró-reitor, Fábio Leivas, e pela professora Pâmela Carpes
Por Franceli Couto Jorge

Na tarde da quarta-feira, 19, as comunidades acadêmicas das Universidades e Institutos Federais celebraram o anúncio da recomposição orçamentária e do fortalecimento da Educação Superior, após anos de redução dos investimentos na área. O comunicado foi feito durante cerimônia do Ministério da Educação (MEC) realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Ministro da Educação, Camilo Santana. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi representada no evento pelo reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Leivas, e pela coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação na Proppi/Unipampa, Pâmela Carpes.

Conforme o MEC, a destinação de R$ 2,44 bilhões fará com que todas as instituições - universidades e institutos federais - voltem ao montante das receitas discricionárias de 2019. Em sua fala, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou: "este é o maior patrimônio que um país pode ter: investir na educação do seu povo. É o momento de mostrar que esse é um governo que prioriza e vai priorizar a educação pública e de qualidade".

Do valor anunciado, R$ 1,7 bilhão, ou seja 70%, irá para a recomposição direta nas universidades e institutos, sendo R$ 1,32 bilhão para universidades e R$ 388 milhões para os institutos. Já os 30%, que correspondem a R$ 730 milhões, devem atender obras e outras ações, como residência médica e bolsas de permanência. Para o reitor da Unipampa, a recomposição anunciada dá um novo fôlego para a Universidade, possibilitando o fechamento das ações previstas para o ano de 2023. Os valores, por instituição, ainda serão planilhados e informados. A cerimônia foi transmitida ao vivo e está disponível no YouTube.

Ministério da Educação anuncia recomposição orçamentária das universidades e institutos federais
      Fábio Leivas, Pâmela Carpes e Roberlaine Ribeiro Jorge representaram a Unipampa durante cerimônia - Foto: Divulgação