Início > Reitor cumpre agenda hoje em brasilia

Reitor cumpre agenda hoje em Brasília

Data de Publicação 26/09/2017 - 17:04 Atualizado em: 26/09/2017 - 18:26 2527 visualizações

Na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o reitor Marco Antonio Fontoura Hansen participou da discussão de lei que prevê a criação de fundos patrimoniais pelas universidades, realizada na Comissão de Ciências, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

O projeto autoriza as universidades federais e os institutos federais de ensino tecnológico a criarem fundos patrimoniais com o objetivo de financiar atividades de pesquisa e de inovação, bolsas, prêmios e melhorias na infraestrutura de pesquisa.

O patrimônio desses fundos será formado exclusivamente por dotações próprias e doações de bens, móveis e imóveis, além de direitos de qualquer espécie, efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no Brasil ou no exterior.

A proposta já tramitou uma vez no próprio Senado, como Projeto de Lei do Senado (PLS) 16/2015, e outra na Câmara dos Deputados, como Projeto de Lei (PL) 4643/2012.

Na sequência, o reitor participou de encontro com Marcio de Miranda Santos, diretor executivo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), sobre a criação de um portfólio para a internacionalização das universidades brasileiras.

Reitor da Unipampa participa da discussão de projeto que autoriza universidades públicas a criar fundos patrimoniais.