Início > Reitor da unipampa apresenta demandas institucionais para secretaria da educacao superior em

Reitor da Unipampa apresenta demandas institucionais para secretária da Educação Superior, em Brasília

Data de Publicação 25/01/2024 - 14:47 Atualizado em: 25/01/2024 - 14:47 285 visualizações

Na tarde da quarta-feira, 24, o reitor e a vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano e Francéli Brizolla, reuniram-se com a secretária da Educação Superior, Denise Pires, em Brasília, para apresentar diversas demandas institucionais.

Entre os temas tratados estão a possibilidade de remanejamento das vagas docentes e de técnico-administrativos em Educação (TAEs) e solicitação de novas funções gratificadas (FG) e cargos de direção (CD), devido a estrutura da multicampia e do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal (SIORG). O reitor também solicitou que a matriz OCC (Orçamento de Outros Custeios e Capital) considere as universidades multicampi, devido a replicação de áreas e contratos como, por exemplo, de Restaurantes Universitários (RU). Na pauta também o curso de Medicina da Unipampa e a implantação do Hospital Federal.

Secadi e Procadi discutem recursos e ações nas áreas de acessibilidade, educação e relações étnico-raciais

Durante a reunião com a Secretaria de Educação Superior (Sesu), também foram abordadas pautas voltadas à acessibilidade, educação e relações étnico-raciais, com a participação da pró-reitora de Comunidades, Ações Afirmativas, Diversidade e Inclusão, Claudete da Silva Lima Martins, e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), por meio do diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Décio Guimarães, e do coordenador geral da Política Pedagógica de Educação Especial, Marco Franco.

Na pauta do encontro estiveram assuntos como a construção de laboratórios de acessibilidade nos dez campi com computadores e impressoras braille; ampliação dos recursos do Programa Incluir para fomentar a consolidação de Núcleos Acessibilidade, por meio da aquisição de materiais e serviços; ampliação de acervo das bibliotecas, com aquisição de livros acessíveis e construção de acervo nas bibliotecas da Universidade voltadas para uma literatura voltada à temática étnico-brasileira, africana e indígena.

A construção de casas para estudantes indígenas e código de vagas para professores das áreas de educação e relações étnico-raciais/educação indígena também estavam na pauta, porém, serão tratadas nesta quinta-feira, 25, em agenda específica com a Divisão de Educação Indígena da Secadi.

• Fotografia em ambiente interno. Francéli, Denise e Edward, sentados, ao redor da mesa.
    Edward e Francéli apresentaram demandas institucionais para a secretária da Sesu, Denise Pires - Foto: Divulgação
  • Fotografia em ambiente interno. Claudete, Francéli, Denise e Edward, sentados, ao redor da mesa.
    Demandas da Procadi também foram apresentadas durante a reunião - Foto: Divulgação
  • Fotografia em ambiente interno. Grupo de pessoas em pé, lado a lado, olham para a frente.
    Reunião da Reitoria da Unipampa, na Sesu, com participação da Procadi e Secadi - Foto: Divulgação