Início > Reitor da unipampa comparece ao ato brasil unido pela educacao no palacio do planalto

Reitor da Unipampa comparece ao ato “Brasil Unido pela Educação”, no Palácio do Planalto

Data de Publicação 29/01/2024 - 19:59 Atualizado em: 30/01/2024 - 09:36 213 visualizações

A convite do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, o reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, participou, na sexta-feira, 26, do ato “Brasil Unido pela Educação”, no Palácio do Planalto. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro da Educação, Camilo Santana.

O ato teve como finalidade a apresentação das políticas governamentais na área da Educação. Além disso, foi assinado o decreto que institui o Programa Pé de Meia, um incentivo financeiro para estudantes de baixa renda do ensino médio público, com objetivo de garantir a permanência dos estudantes na escola e estimular que prestem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal via de acesso às universidades federais brasileiras.

Em seu pronunciamento, Camilo Santana destacou a importância das universidades federais para o Brasil. “Um país que não investe em ciência e tecnologia não se transforma em um país soberano. E sabemos que 90% da pesquisa brasileira estão nas universidades públicas. É a universidade que forma os professores que vão para todos os níveis da educação”, pontuou o ministro da Educação. Santana afirmou ainda que fará uma reunião com os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior para detalhar o PAC para ampliação e consolidação das universidades federais e dos hospitais universitários.

Com informações da Andifes

Reitor da Unipampa, Edward Pessano, e o ministro da Educação, Camilo Santana - Foto: Divulgação
  • Presidente da Andifes, Márcia Abrahão, a secretária da Educação Superior, Denise Pires, e o reitor da Unipampa, Edward  Pessano
    Da esquerda para a direita: Presidente da Andifes, Márcia Abrahão, a secretária da Educação Superior, Denise Pires, e o reitor da Unipampa, Edward Pessano, em ato no Palácio do Planalto - Foto: Divulgação