Início > Reitor da unipampa palestra em conferencia municipal da igualdade racial de porto alegre
Data de Publicação 22/03/2022 - 15:31 Atualizado em 22/03/2022 - 15:31 700 visualizações

Reitor da Unipampa palestra em Conferência Municipal da Igualdade Racial de Porto Alegre

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, participou da cerimônia de abertura da 5ª Conferência Municipal da Igualdade Racial de Porto Alegre, realizada no dia 18 de março. O tema do evento foi “Enfrentamento do racismo e das outras formas correlatas de discriminação étnico-racial e de intolerância religiosa: política de Estado e responsabilidade de todos nós".

Em sua palestra, Roberlaine Ribeiro Jorge, discutiu o papel do povo negro nos espaços de poder, refletindo sobre as perspectivas futuras do negro na sociedade brasileira. Na oportunidade, o reitor apresentou a Unipampa para a assistência presencial e virtual, ressaltando as políticas de inclusão que vem sendo implementadas desde a sua criação.

A 5° Conferência Municipal da Igualdade Racial de Porto Alegre teve o apoio da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da Associação Satélite Prontidão. O convite ao reitor foi feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Porto Alegre e pelo Conselho Municipal dos Direitos do Povo Negro.

Reitor visita acervo de Oliveira Silveira e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária

Além da participação na Conferência, o reitor, Roberlaine Ribeiro Jorge, cumpriu outras agendas na capital gaúcha. Na oportunidade, visitou o acervo de Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra. A Unipampa concedeu, em 2021, a Oliveira Silveira, o título de Doutor Honoris Causa, “homenagem merecida e que orgulhou toda a comunidade unipampeana”, destaca o reitor.

Ainda na sexta-feira, 18, Roberlaine Ribeiro Jorge esteve na Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), reafirmando as parcerias na luta pela preservação e reconhecimento da Cultura Mbyá-Guarani.

Tags: Gestão, Reitoria