Início > Reitor participa de reuniao com o ministerio da ciencia tecnologia e inovacao
Data de Publicação 20/04/2016 - 09:53 Atualizado em 20/04/2016 - 09:58 1436 visualizações

Reitor participa de reunião com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, esteve, na última semana, em Brasília para cumprir agenda de compromissos. Na terça-feira, 12, participou de reunião com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, onde também estavam diretores de institutos de pesquisas e entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na pauta do encontro, a autorização do MCTI para empréstimo de US$ 1,4 com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Segundo Pansera, estes recursos vão “irrigar o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação”, por meio de sua expansão, consolidação e integração, ao longo de quatro ou cinco anos, a partir de 2017. De acordo com o ministro, a proposta do empréstimo deve ser encaminhada à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), após ter sido aprovada pela Presidência da República e pelos ministérios da Fazenda e do Planejamento.

Pansera citou, ainda, o Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 01, que modifica a meta fiscal do governo federal e devolve ao MCTI R$ 1 bilhão que foram contingenciados. Além disso, há a proposta de uma emenda que amplia o limite de gastos financeiros e orçamentários da pasta em R$ 600 milhões. “Isso permitiria uma retomada de fôlego para fechar o ano de uma forma bem razoável”, afirmou o ministro. As propostas ainda precisam ser votadas pelo Congresso Nacional. Para Pansera, a partir do retorno de R$ 1 bilhão, mais R$ 600 milhões e o empréstimo do BID, haverá perspectivas para oferecer uma série de serviços e investimentos.

Tags: Gestão, Reitoria