Início > Sao borja jornalismo realiza curso em parceria com o google
Data de Publicação 20/04/2020 - 14:40 Atualizado em 20/04/2020 - 15:46 847 visualizações

São Borja: Jornalismo realiza curso em parceria com o Google

O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com o Google (por meio do Google News Initiative), oferece gratuitamente aos graduandos e mestrandos o curso “Ferramentas Digitais para a Apuração de Reportagens”, com a jornalista e teaching fellow da Google News Initiative, Adriana Garcia Martinez. A jornalista é membro do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (ProJor), atuou na Reuters, na Folha de S.Paulo, na VejaSP e na Exame. Foi diretora de Comunicação Digital da Rio 2016 e fundadora da Orbital Mídia.

Este primeiro treinamento ocorrerá em três módulos que serão realizados nos dias 17 e 24 de abril e 1º de maio, totalmente online, por meio da ferramenta Google Meet (antigo Hangout). O público-alvo do curso são os estudantes e pesquisadores de jornalismo da Unipampa.

O curso é focado nas ferramentas digitais que ajudam jornalistas a apurar matérias mais rápido e com maior profundidade, encontrar pautas a partir do interesse da audiência e fazer verificação de imagens geradas pelos usuários.

“Essas parcerias qualificam o processo de ensino-aprendizagem que a Unipampa pode proporcionar aos estudantes de jornalismo, principalmente neste momento de distanciamento social. O curso vai abordar ferramentas essenciais para a apuração qualificada de reportagens em ambientes digitais, impulsionando principalmente a inovação nas práticas jornalísticas. O contato dos nossos alunos com essas ferramentas e a interação com profissionais que estão trabalhando diretamente com esses programas é engrandecedor para a qualificação profissional dos nossos estudantes”, ressalta a professora Alciane Baccin, responsável pela parceria com o Google.

O Google News Initiative, projeto criado pelo Google para apoiar e investir em soluções que auxiliem a imprensa por meio de tecnologia, é focado em ajudar as instituições jornalísticas a qualificar o uso de dados. O Google News Initiative busca a parceria com portais de notícias para a produção de conteúdo qualificado, colaborando para que os meios se conectem melhor com seus usuários, aprimorarem seus produtos e potencializem suas infraestruturas tecnológicas.

Com informações de Alciane Baccin

curso em parceria com o Google