Início > Semana internacional do cerebro ocorre de 13 19 de marco em uruguaiana
Data de Publicação 02/03/2023 - 16:13 Atualizado em 02/03/2023 - 16:14 504 visualizações

Semana Internacional do Cérebro ocorre de 13 a 19 de março em Uruguaiana

A cidade de Uruguaiana receberá atividades da Semana Internacional do Cérebro, entre os dias 13 e 19 de março. A idealização do evento é do Programa de Extensão e Divulgação da Neurociência, Popneuro, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). A SIC é uma realização da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), do Programa SBPC Vai à Escola, do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis/Unipampa) e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unipampa.

A Semana Internacional do Cérebro (SIC; Brain Awareness Week) é uma campanha global que visa promover a conscientização do público sobre os avanços e benefícios da pesquisa e divulgação da neurociência. Esta ação acontece todos os anos, no mês de março, quando vários parceiros em todo o mundo celebram a semana do cérebro através de diversas atividades de divulgação científica, voltadas a pessoas de todas as idades.

Saiba como participar

- De segunda a sexta-feira (13-17/03) no Espaço Multimídia do SESC de Uruguaiana, das 08h às 21h: Mostra de neuroanatomia: aberta ao público sem necessidade de agendamento.

Para grupos escolares: As escolas do município que tiverem interesse podem agendar uma visitação guiada pela equipe do Popneuro/Unipampa.

- Na quarta-feira (15/03): Corrida noturna por um Cérebro Saudável, com ações de divulgação sobre a importância do exercício para a saúde cerebral e sorteio de brindes: com saída em frente ao SESC, às 19h30min.

- Na sexta-feira (17/03): Palestra para o grupo da Maturidade Ativa com o tema: Saúde do cérebro, memória e envelhecimento, às 15h, no Auditório do SESC, para grupo de idosos.

- Sábado e domingo (18 e 19/03): Atividade "O Cérebro vai ao parque". A equipe estará com um stand no Parcão (Parque Dom Pedro II) de Uruguaiana, abordando temas diversos da neurociência, tais como doenças neurodegenerativas, memória, atenção, etc. com testes cognitivos e diversas atividades interativas, das 17h às 20h.

- Posts informativos sobre o cérebro e o Sistema Nervoso (13-19/03): Diariamente, no Instagram @programapopneuro.

Histórico da Semana do Cérebro em Uruguaiana

A primeira edição da Semana do Cérebro de Uruguaiana foi realizada em 2013, quando os membros do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis) da Unipampa tomaram conhecimento deste evento, cuja organização é liderada pela Dana Alliance for Brain (DANA). Neste mesmo ano, o grupo criou o Programa Popneuro, um conjunto de ações de divulgação de neurociência, incluindo a SIC. Desde então, algumas edições da SIC foram realizadas no município.

Apoiadores e parceiros

A SIC conta com o apoio da International Brain Research Organization (IBRO), Dana Alliance for Brain (Dana Foundation) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI)/Governo Federal. Além da parceria do SESC/Uruguaiana e do Grupo de Pesquisa em Neuromecânica Aplicada (GNAp/Unipampa).

Semana Internacional do Cérebro ocorre de 13 a 19 de março em Uruguaiana