Início > Seminario sobre base nacional comum curricular reune dirigentes de 63 instituicoes federais de
Data de Publicação 20/04/2016 - 17:05 Atualizado em 20/04/2016 - 17:06 1572 visualizações

Seminário sobre Base Nacional Comum Curricular reúne dirigentes de 63 Instituições Federais de Ensino Superior

O reitor da Unipampa, Marco Hansen, acompanhou o Seminário organizado pela Andifes
Por Franceli Couto Jorge

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) promoveu um seminário no dia 13 de abril, em Brasília, no qual discutiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Marco Antonio Fontoura Hansen, participou da discussão, junto com os dirigentes de outras 62 Instituições Federais de Ensino Superior.

A mesa do Seminário Andifes foi moderada pela presidente da instituição, reitora Maria Lucia Cavalli Neder. Foram expositores o secretário Manuel Palácios da Cunha e Melo (SEB/MEC); conselheiro José Fernandes de Lima (CNE); coordenador Fabiano Farias de Souza (Consed) e a professora Virgínia Maria Pereira de Melo (Undime).

O Conselheiro Nacional de  Educação, José de Lima, apresentou dados sobre a Base Nacional Comum, que é uma parte do currículo, ou seja, do que deve ser ensinado. Lima também falou sobre a agenda educacional, a constituição federal e a BNC e sobre esta definida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Na sequência, a professora Virgínia Melo em sua explanação trouxe contribuições da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) sobre a Base Nacional Comum Curricular, onde apresentou os preceitos legais que formam a BNCC. Entre os objetivos da construção de uma Base Nacional Comum Curricular está a garantia de acesso à aprendizagem de conhecimentos fundamentais a todos os estudantes e a promoção de maior coerência em todo o sistema educacional, visando garantir a inserção de especificidades culturais locais e regionais.

Tags: Gestão, Reitoria