Início > Siepe confira programação
Data de Publicação 16/11/2015 - 18:44 Atualizado em 24/11/2015 - 18:43 3514 visualizações

Siepe: Confira a programação

Evento contará com palestras e atividades ligadas a empreendedorismo e debates sobre a produção nas universidades
Por Heleno Rocha Nazário

A Comissão Organizadora da sétima edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) divulgou a programação das apresentações de trabalhos. Além disso, outras atividades vão movimentar o Campus Alegrete da Universidade Federal do Pampa nos dias 24, 25 e 26 de novembro.

O Comitê Científico publicou as agendas da Mostra Científica para os trabalhos nas modalidades apresentação oral e pôster.

Agenda de apresentações orais

Agenda de pôsteres

Além disso, o Comitê divulgou orientações para a elaboração das modalidades de exposição dos trabalhos. Conforme nota enviada para os participantes, não foi necessário alterar a modalidade de apresentação de nenhum trabalho.

As orientações podem ser consultadas neste link.

Ao todo, 1.799 trabalhos foram aprovados a partir de 2.123 submissões. O infográfico abaixo traz dados sobre a participação de áreas do conhecimento e de projetos de ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação na Mostra Científica do sétimo Siepe.

 

 

Palestras e Mostra Científica

Após o credenciamento, na manhã de terça-feira, a cerimônia de abertura será seguida pela palestra da professora da Unipampa, e uma das ganhadoras do prêmio Para Mulheres na Ciência, Daiana Silva de Ávila. A pesquisadora vai falar sobre “Modelos alternativos ao uso de animais em pesquisa: foco nas vantagens do Caenorhabditis elegans para avaliação de novas drogas”. A ligação da palestra com o prêmio concedido pelo evento organizado pela L’Oreal Brasil, Unesco e Academia Brasileira de Ciências (ABC) é o trabalho com o animal vermiforme como modelo para estudar agentes tóxicos e também para avaliar novas moléculas e produtos naturais, em substituição a outras cobaias.

As sessões de trabalhos orais e pôsteres iniciarão à tarde, a partir das 14h. Às 17h45, a diretora do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora Márcia Barbosa palestrará sobre “A participação das mulheres na ciência”. Em seguida, nova rodada de sessões de trabalhos que se estendem até às 20h45.

A manhã e a tarde da quarta-feira, 25, serão dedicadas às sessões de apresentações de trabalhos. Às 17h45, começa a  mesa redonda “#Sem fronteiras: pessoas, línguas, culturas e conhecimentos”, com a participação das equipes do Inglês sem Fronteiras e do Espanhol sem Fronteiras. A partir das 19h, será realizada a última rodada de apresentação de trabalhos.

 

Competições do saber e do inovar

Os estudantes também podem participar da Competição de Pontes de Espaguete, que recebe inscrições até o dia 19 de novembro. A competição está sendo organizada pelo professor Luís Kosteski e para participar, as equipes devem se inscrever por meio de mensagem para o endereço luiskosteski@unipampa.edu.br ou pelo formulário online na página “Contato”, no site dedicado da competição.

A Competição de Pontes de Espaguete é uma atividade tradicional em cursos de Engenharia Civil e permite explorar na prática conceitos sobre física, materiais e técnicas de construção. Dentro dos parâmetros definidos no regulamento, os participantes podem propor modelos variados, que serão testados no dia da competição, dia 26, no Lonão do Siepe.

Os modelos de pontes devem ser entregues no dia 25, das 14h às 18h, na sala 105 do Campus Alegrete. Os participantes devem lembrar ainda de levar pacotes de massa para doação às instituições de caridade.

Já a Competição Desafio Modelo de Negócio, promovida pelo Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec) e que será concluída durante o SIEPE, consiste em um circuito de empreendedorismo e promoção de ecossistema de inovação para apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica no Pampa Gaúcho.

As atividades previstas são a apresentação das ideias participantes da edição atual da competição, às 9h do dia 26, e a premiação das ideias vencedoras seguida de palestra do presidente da Associação Gaúcha de Startups e diretor do Tecnoparque de Santa Maria, Thomás Capiotti, na sala 101 do Campus Alegrete, a partir das 19 h.

O Desafio Modelo de Negócio, ambientada dentro do programa Startup Pampa, já gerou experiência de continuidade de ideias. A startup Esco GD, criada por participantes da edição 2013 do Desafio, é uma empresa focada em tecnologias de energias renováveis e é a primeira a assinar o contrato de incubação com o Pampatec.

Tags: SIEPE, Alegrete