Início > Tira teima internacional retoma atividades
Data de Publicação 28/04/2023 - 15:55 Atualizado em 28/04/2023 - 15:55 466 visualizações

Tira-teima Internacional retoma as atividades

Projeto de extensão da Daiinter aborda temas ligados à internacionalização em encontros virtuais
Por Sofia Viero Sorgetzt

O Tira-teima Internacional, projeto de extensão promovido pela Diretoria de Assuntos Institucionais e Internacionais (Daiinter) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), retomou suas atividades nesta quinta-feira, 27 de abril. O tema do encontro foi "Estudos da Deficiência no Brasil: da internacionalização do campo à coprodução de pesquisas emancipatórias com pessoas autistas", apresentado por Valéria Aydos Rosario. Iniciado em 2022, o Tira-teima Internacional promove encontros virtuais via Google Meet, tendo a gravação do encontro disponibilizada posteriormente no canal do Youtube da Daiinter.

De acordo com Jeferson Selbach, diretor de Assuntos Institucionais e Internacionais, o Tira-teima Internacional nasceu da vontade de registrar memórias sobre vivências de internacionalização de seus professores, técnicos, alunos e ex-alunos. O projeto oferece encontros virtuais com a presença de membros da comunidade acadêmica e externa para falar sobre temas que tenham impacto na internacionalização da Educação Superior e na formação de cidadãos globais. O Tira-teima Internacional busca proporcionar um espaço para discussão e reflexão sobre temas relevantes para a internacionalização da Educação Superior, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades interculturais e de cidadania global. Outro objetivo do projeto é oferecer a oportunidade de aprender com especialistas em diversos campos, com perspectivas de diferentes países e culturas. 

Segundo Fernanda Ziani Mendes, coordenadora do Tira-teima Internacional, a internacionalização e a interculturalidade são fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e pessoal. Por meio de programas de intercâmbio e de eventos internacionais, há a oportunidade de conhecer outras culturas, ampliar seus conhecimentos e habilidades, e desenvolver uma perspectiva global. No entanto, nem todos têm a oportunidade de participar dessas atividades. Assim, o Tira-teima Internacional promove a internacionalização e a interculturalidade de forma acessível, independentemente de situação financeira ou disponibilidade de tempo. Além disso, o projeto visa contribuir para a construção de uma comunidade mais diversa e inclusiva. 

Durante o ano de 2022, foram ofertadas à comunidade 33 encontros virtuais do Tira-teima internacional, realizados semanalmente através da plataforma Google Meet, com duração de 1 a 2 horas cada e, posteriormente, divulgados no canal do YouTube da Daiinter. Professores, técnicos e ex-alunos da universidade, bem como especialistas de outras instituições, tanto nacionais como internacionais, discutiram temas relacionados à internacionalização e à formação de cidadãos globais. 

Servidores e discentes da Unipampa, devidamente logados no e-mail institucional, podem acessar o endereço da sala do Google Meet disponibilizado nos materiais de divulgação nas redes sociais e via e-mail institucional.

Interessados da comunidade externa deverão, a cada evento, preencher formulário de inscrição prévia acessando este link.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail fernandamendes@unipampa.edu.br

Haverá emissão de certificado de participação a quem estiver presente durante todo o período do encontro virtual e assinar a lista de presença.

Canais de comunicação para a divulgação dos encontros virtuais:

Site: https://sites.unipampa.edu.br/daiinter/

Facebook: Daiinter: internacionalize-se

Twitter: @daiinteruni

Instagram: @daiinter.internacionalize_se

YouTube: Daiinter: internacionalize-se