Início > Unipampa abre processo seletivo para ingresso de argentinos e uruguaios
Data de Publicação 18/10/2016 - 12:38 Atualizado em 06/12/2016 - 09:06 8718 visualizações

Unipampa abre processo seletivo para ingresso de argentinos e uruguaios

São 80 vagas em 29 cursos de graduação em cinco campi da Instituição
Por Franceli Couto Jorge

Cinco dos dez campi da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) estão instalados em cidades fronteiriças com a Argentina ou com o Uruguai. Para oportunizar aos argentinos e uruguaios o ingresso no ensino superior público, a Unipampa realiza o Processo Seletivo Fronteiriço. São 80 vagas oferecidas em 29 cursos de graduação para ingresso em 2017. As inscrições já começaram e podem ser feitas até dia 03 de dezembro de 2016.

São ofertadas vagas em cursos nas seguintes Unidades Universitárias: Campus Jaguarão para candidatos de Rio Branco/Uruguai; Campus Santana do Livramento para candidatos de Rivera/Uruguai; Campus Itaqui para candidatos de Alvear/Argentina; Campus São Borja para candidatos de São Tomé/Argentina; Campus Uruguaiana para candidatos de Paso de Los Libres/Argentina.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas por meio eletrônico na página http://www.unipampa.edu.br/portal/fronteiricos. O candidato poderá somente se inscrever na Unidade Universitária que estiver fazendo fronteira com o local onde domicilia, conforme consta no Decreto nº 5.105, de 14 de junho de 2004 e no Decreto nº 145, de 02 de junho de 2011. Além disso, será aceita uma única inscrição por candidato.

O Processo Seletivo Fronteiriço 2017 será constituído de uma prova que visa avaliar o conhecimento do candidato acerca da língua portuguesa. Nesta prova serão avaliados os seguintes critérios: leitura e compreensão de textos escritos em língua portuguesa; coesão e coerência em língua portuguesa; conhecimento do vocabulário vernacular e acadêmico em língua portuguesa; realização de tradução para língua espanhola. Os textos serão todos em língua portuguesa e as questões deverão ser respondidas em língua espanhola ou portuguesa.

A prova será aplicada no dia 16 de dezembro de 2016, com início às 9h. Os candidatos terão quatro horas para a realização da prova, que será aplicada na Unidade Universitária do curso desejado. A divulgação do resultado final do Processo Seletivo Fronteiriço 2017 está prevista para ocorrer até dia 30 de janeiro de 2017, nos endereços eletrônicos http://sites.unipampa.edu.br/prograd/ e http://www.unipampa.edu.br/portal/fronteiricos.

Confira o cronograma:

• Inscrições – De 17 de outubro de 2016 a 03 de dezembro de 2016;
  • Homologações de Inscritos – De 05 a 09 de dezembro de 2016;
  • Realização da Prova – 16 de dezembro de 2016;
  • Divulgação do Resultado Provisório – 20 de janeiro de 2017;
  • Interposição de Recursos – Até dois dias úteis após a divulgação do resultado provisório;
  • Divulgação do Resultado Final – 30 de janeiro de 2017;
  • Matrículas – 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2017.

Para saber sobre a documentação necessária, cursos com oferta de vagas, critérios de seleção e outras informações sobre o Processo Seletivo Fronteiriço 2017, acesse o Edital nº 291/2016.