Início > Unipampa inaugura moradia estudantil em dom pedrito
Data de Publicação 28/11/2019 - 23:07 Atualizado em 29/11/2019 - 06:11 4915 visualizações

Unipampa inaugura moradia estudantil em Dom Pedrito

Espaço possui capacidade para abrigar 92 estudantes
Por Franceli Couto Jorge

Na manhã desta quinta-feira, 28, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou a inauguração de mais uma obra concluída. Desta vez, a cerimônia ocorreu no Campus Dom Pedrito e marcou a entrega da Casa do Estudante João de Barro. Autoridades acadêmicas e dos poderes Executivo e Legislativo, representantes de organizações sociais e da comunidade civil, servidores, estudantes e imprensa prestigiaram a solenidade, que contou ainda com a aposição de placa dos prédios acadêmico e de práticas pedagógicas.

O diretor do Campus Dom Pedrito, Thiago Beuron, destaca que estes espaços são necessários para atender as demandas do campus. “Nesse ano de 2020, marcamos um novo momento ainda de expansão da unidade, mas que começa a ganhar uma cara de cidade universitária. Para nós, é um orgulho muito grande poder vivenciar e participar desta construção, que é coletiva”, afirma o diretor.

Para o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves, a cidade mudou muito após a implantação da Unipampa e continua renovando-se a cada processo seletivo de estudantes. Gonçalves ressalta a capacidade de a Universidade, em um momento de crise em que vive o Brasil, reconstruir-se, de reinventar-se, de superar-se. Ao término de sua fala, o prefeito desejou que os estudantes encontrem capacidade de resiliência e de serem felizes.

O reitor da instituição, Marco Antonio Fontoura Hansen, disse estar convicto de que, diante das novas instalações, “todos nós estaremos mais motivados para continuar trabalhando para o crescimento da Unipampa”. Por fim, o dirigente agradeceu a cada um dos servidores envolvidos, aos pró-reitores e diretores de campi, atuais e de gestões anteriores, pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento e da inserção da Unipampa no cenário nacional e internacional.

Casa do Estudante João de Barro

A Casa do Estudante João de Barro é destinada à moradia estudantil e tem capacidade para abrigar 92 estudantes. O local é composto por 16 apartamentos para quatro moradores, quatro apartamentos adaptados para pessoas com necessidades especiais, que acomoda duas pessoas cada, e dois quartos de passagem com capacidade para dez pessoas cada. Os participantes da cerimônia de inauguração foram convidados a conhecer as novas dependências.

Uma das estudantes presente na cerimônia, Beatriz Sales da Silva, fala sobre a importância do espaço para os acadêmicos oriundos de outros municípios. Natural do Rio de Janeiro e cursando o segundo semestre da Licenciatura em Ciências da Natureza, Beatriz afirma que a bolsa do Plano de Permanência não é suficiente para suprir todas as necessidades, principalmente, porque o valor do aluguel na cidade é alto. Segundo a estudante, durante o período de férias, as dificuldades financeiras aumentam. “O estudante tem que escolher pagar aluguel ou se alimentar, então, com a Casa do Estudante não teria essa preocupação”, enfatiza.

Pensamento semelhante tem a estudante do quinto semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo, Rosimeire Lemes da Silva. Nascida em Camapuã, no Mato Grosso do Sul, a discente mudou-se para Dom Pedrito especialmente para cursar a graduação. Ela relata as dificuldades para encontrar moradia no município e os valores elevados de aluguel para estudantes. Rosimeire, que é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), explica que não é possível pagar todas as despesas com a bolsa. No período de férias, muitos estudantes desejam voltar para a casa de sua família, mas nem sempre é possível. “Têm estudantes que acabam desistindo do curso por não ter condições financeiras para voltar para casa por ser muito longe, por falta de dinheiro e porque precisa pagar o aluguel. Com a moradia estudantil vai facilitar bastante”, ressalta.

Prédio acadêmico e de práticas pedagógicas

A obra do prédio acadêmico do Campus Dom Pedrito ainda está em fase de conclusão. Com 99% da obra executada, os presentes na cerimônia foram convidados a visitar o local e a apreciar a aposição da placa. O local abrigará 18 salas de aula, sendo nove no segundo e nove no terceiro pavimento, duas salas de 250 m² no térreo com capacidade para 160 pessoas.

Houve visitação e aposição de placa também no prédio de práticas pedagógicas conhecido como Life – Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores que foi inaugurado, oficialmente, em 2016. O local com estrutura total de 345 m², divido em três salas amplas e banheiros, tem capacidade para 200 pessoas.

Moradia Estudantil João de Barro no Campus Dom Pedrito - Foto: Manoel Abreu
      Autoridades acadêmicas e prefeito de Dom Pedrito na solenidade de inauguração da Moradia Estudantil - Foto: Manoel Abreu
      Moradia Estudantil é inaugurada em Dom Pedrito - Foto: Manoel Abreu
      Área de convivência da moradia estudantil - Foto: Manoel Abreu