Início > Unipampa lanca projeto povo de terreiro em acao construcao de espacos de empoderamento social e
Data de Publicação 28/08/2020 - 18:30 Atualizado em 28/08/2020 - 18:30 1282 visualizações

Unipampa lança projeto Povo de Terreiro em Ação: construção de espaços de empoderamento social e político-cultural

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o Grupo Interdisciplinar de Estudos e Extensão Alamoju e o Conselho Municipal de Povo de Terreiro lançam no sábado, 29, o "Povo de Terreiro em Ação: construção de espaços de empoderamento social e político-cultural". A atividade acontece às 10h no Canal da Assessoria  de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi) no Youtube, com a palestra: Intolerância Religiosa e Meio Ambiente: Uma crítica ao imaginário popular a respeito das práticas religiosas de matriz africana.

 O evento terá como palestrante o tecnólogo em Processos Gerenciais, especialista em Administração Pública e Gerenciamento de Municípios, educador social com experiencia em Organização Política e Institucional de Movimentos Sociais da Luta Antirracista, Comunidades Tradicionais, Comunitárias e Organização de Empreendimentos de Economia Solidária, Olumide Betinho (Luis Alberto Ferreira Diaz).

A palestra será mediada pelo professor da Unipampa, Paulo Roberto Silveira. O docente faz parte do quadro de servidores do Campus Itaqui, é doutor pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Extensão Alamoju.

O projeto tem como objetivo trazer a efetiva contribuição do Conselho do Povo de Terreiro para o segmento cultural-religioso que representa e depende de sua organicidade, a qual se fortalece na formação dos participantes dos Ilês como instrumento político de mobilização e compreensão dos fundamentos e estratégias para o combate da intolerância religiosa e o respeito aos conhecimentos advindos da ancestralidade.

De acordo com os organizadores, a palestra de lançamento do projeto, assim como como as próximas formações insere-se no processo de constituição de políticas públicas e na superação da desigualdade de gênero e étnico-racial, as quais estão presentes no cotidiano dos terreiros. Ainda segundo a equipe, o projeto possibilitará o empoderamento para a luta e a construção coletiva de uma identidade do Povo de Terreiro de Uruguaiana, mas sem desconstruir a diversidade de formas de culto e compreensões da relação entre a religião e a esfera pública.

    • Unipampa lança projeto Povo de Terreiro em Ação: construção de espaços de empoderamento social e político-cultural
      Unipampa lança projeto Povo de Terreiro em Ação: construção de espaços de empoderamento social e político-cultural
Tags: Extensão