Início > Unipampa nao aplicara exame presencial celpe bras
Data de Publicação 28/08/2020 - 16:40 Atualizado em 28/08/2020 - 16:40 890 visualizações

Unipampa não aplicará exame presencial Celpe-Bras

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Devido a pandemia de Covid-19 a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) informou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que não aplicará, neste ano, o exame presencial de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros Celpe-Bras em 2020. A Norma Operativa n. 4/2020 prevê somente atividades remotas no semestre 2020/1 – de 8 de setembro até 19 de dezembro.

De acordo com a professora da Unipampa e coordenadora do exame na instituição, Clara Dornelles, em virtude das normativas institucionais, municipais e estaduais para os cuidados em relação ao Covid-19 na região da campanha no estado do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Pampa suspendeu a aplicação do Celpe-Bras 2020. “A circulação cotidiana nos prédios da instituição ainda está suspensa e não há previsão de retorno, uma vez que não há como garantir o trânsito seguro de pessoas no espaço físico”, explica ela.

A aplicação de Celpe-Bras é um exame presencial em que, além dos alunos estrangeiros na Unipampa, estrangeiros que se encontram em vários estados do Brasil participam para atestar sua proficiência na língua Portuguesa. A prova também é feita por acadêmicos e por imigrantes.