Início > Unipampa participa de debate sobre insercao do perfil de professores indigenas e do campo nos
Data de Publicação 21/08/2023 - 11:24 Atualizado em 21/08/2023 - 11:24 315 visualizações

Unipampa participa de debate sobre a inserção do perfil de professores indígenas e do campo nos concursos públicos estaduais e municipais

Por Franceli Couto Jorge

O vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marcus Querol, participou, nos dias 17 e 18 de agosto, em Brasília, de Reunião Técnica promovida pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi). O objetivo da atividade foi o de debater a carreira do Magistério Indígena e do Magistério do Campo, bem como discutir o processo de inserção do perfil de professor licenciado em educação intercultural indígena e professor licenciado em Educação do Campo nos concursos públicos estaduais e municipais.

O gestor da Instituição destaca a importância da reunião conjunta com as universidades para reivindicar ao poder público a inserção dos egressos desses cursos nas escolas, por meio de concursos públicos com o perfil específico desses profissionais. “A Unipampa soma-se aos esforços realizados para que esse objetivo seja alcançado”, afirma Querol.

Sobre os cursos

A Licenciatura Intercultural Indígena foi criada em 2005, a partir de uma Comissão constituída por representantes indígenas, Secadi e Secretaria de Educação Superior (Sesu). Durante esse período foram publicados cinco editais para oferta do Curso, por meio do Programa de Apoio à Formação Superior de Professores que atuam em escolas indígenas de educação básica, o Prolind. Segundo o MEC, algumas universidades ainda precisam fortalecer o processo de institucionalização do Curso, que atualmente ocorre em 22 universidades, com 1.442 alunos matriculados.

A Licenciatura em Educação do Campo criada em 2006, por meio do Procampo, com quatro experiências pilotos, teve sua ampliação em 2009, por meio do edital SECAD nº 09/2009, numa parceria entre a Sesu e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Iniciou seu processo de institucionalização com o Edital Conjunto SESU/SECADI/SETEC nº 02/2012, em que se ampliou o número de cursos, bem como encaminhou para as instituições federais de ensino superior selecionadas códigos de vagas de 15 professores e de até três técnicos administrativos para atuação na Licenciatura em Educação do Campo. Atualmente, o curso encontra-se organizado em 35 universidades e institutos federais com 6.036 alunos matriculados. Na Unipampa, a Licenciatura em Educação do Campo é ofertada no Campus Dom Pedrito, por meio de processo seletivo específico.

Reunião técnica debateu a inserção do perfil de professores indígenas e do campo nos concursos públicos estaduais e municipais
      O evento foi promovido pelo MEC, por meio da Secadi - Divulgação
      Vice-reitor, Marcus Querol, representou a Unipampa na reunião técnica - Divulgação