Início > Unipampa participa de discussao sobre plano de desenvolvimento das universidades
Data de Publicação 20/04/2016 - 18:11 Atualizado em 20/04/2016 - 18:13 1627 visualizações

Unipampa participa de discussão sobre Plano de Desenvolvimento das Universidades

Por Franceli Couto Jorge

Com o tema Plano de Desenvolvimento das Universidades (PDU) – Um novo modelo de financiamento das Universidades Federais, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior promoveu um debate no último dia 13, em Brasília. O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Hansen, participou do evento.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Maria Paiva Cruz, mediou a mesa. Como expositores estavam: secretário Jesualdo Pereira Farias (Sesu/MEC); reitor Anísio Brasileiro de Freitas Dourado (UFPE); reitor Orlando Afonso Valle do Amaral (Comissão de Orçamento/UFG); reitor Paulo Márcio de Faria e Silva (CPRH/Unifal); reitor Roberto Leher (UFRJ); e o secretário executivo Gustavo Balduino (Andifes).

O reitor Orlando do Amaral conduziu a discussão sobre o financiamento das Universidades Federais e modelo de Orçamento de Custeio e Capital (OCC), onde apresentou a proposta da Lei Orgânica de 2013, percentual de cursos novos e fatores de retenção.

Para Hansen, outro tema importante para a Instituição foi o debate sobre o Plano de Desenvolvimento das Universidades para os próximos dez anos, com o Termo de Referência para discussão no Pleno da Andifes relativo a um novo momento de alocação de recursos adicionais à matriz orçamentária das Universidades Federais Brasileiras. “A partir de agora, neste contexto, nossa Universidade está trabalhando com seu Plano de Desenvolvimento Institucional para atender ao Plano de Desenvolvimento das Universidades”, afirma o reitor.

Tags: Gestão, Reitoria