Início > Unipampa prestigia lancamento da hora do enem
Data de Publicação 11/04/2016 - 17:04 Atualizado em 11/04/2016 - 17:16 2280 visualizações

Unipampa prestigia lançamento da Hora do Enem

Na última terça-feira, 5, o Ministério da Educação lançou a “Hora do Enem”, programa de televisão e plataforma de estudos voltados para a preparação dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O conteúdo será disponibilizado no site horadoenem.mec.gov.br.

Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou que as ações serão desenvolvidas por parceiros e os conteúdos não terão relação direta com o banco de dados ou com o que está em produção pelo Inep para as próximas provas do Enem. O ministro disse ainda que as ações da Hora do Enem são voltadas especificamente para os 2,2 milhões de estudantes concluintes do ensino médio das redes pública e privada.

Para a presidente Dilma Rousseff, o projeto é um passo importante na história do Enem. “O simulado permite a gente assegurar a todos oportunidades semelhantes, melhorar o desempenho das pessoas que não vão poder pagar um curso específico”, afirmou a presidente.

O reitor da Universidade Federal do Pampa, Marco Antonio Fontoura Hansen, esteve na cerimônia de lançamento da Hora do Enem e ressaltou o plano de estudo personalizado, oferecido ao estudante após a realização do simulado, que é mais uma ferramenta que permite ao aluno à comparação entre as notas de corte do curso e da universidade pretendidos.

Programas e plataformas

O programa diário de TV será feito com apoio de professores de quatro escolas, com início em maio. A transmissão ficará por conta da TV Escola e de 40 emissoras parceiras (educativas e comunitárias). A grade de programação prevê matemática às segundas-feiras; ciências humanas às terças-feiras; linguagens às quartas-feiras; ciências da natureza às quintas-feiras; e redação às sextas-feiras.

A plataforma online já está disponível e utiliza-se da estrutura do Geekie Games, onde o candidato encontrará simulado, plano de estudos e videoaulas. No site, os estudantes concluintes do Ensino Médio poderão se cadastrar e indicar suas metas.

A partir dos dados, o sistema do Geekie Games ajudará na montagem de um plano de estudos personalizado. Na plataforma também estarão disponíveis exercícios, quatro simulados neste ano e 600 videoaulas.

O primeiro “simulado oficial” será realizado em 30 de abril e as inscrições já estão abertas. Além deste, mais três simulados serão realizados nos dias 25 de junho, 13 de agosto, 8 e 9 de outubro.

Ao acessar o site da Hora do Enem, o estudante é direcionado para o cadastro dentro do ambiente do Geekie Games, onde precisa informar o CPF para ter direito a uma licença gratuita do “Geekie Games Pro”, ambiente no qual serão desenvolvidas as atividades da Hora do Enem. Além das informações pessoais, o aluno deve informar o nome da escola para que os dados sejam validados.

Estudantes que não têm acesso a computador ou à internet poderão fazer as inscrições no período de 11 a 15 de abril, em uma universidade federal ou entidades parceiras. Ao total, são 120 mil vagas para realizar o simulado.

Para mais informações, visite o site Hora do Enem.