Início > Unipampa realiza live alusiva ao setembro azul
Data de Publicação 28/09/2021 - 15:55 Atualizado em 28/09/2021 - 15:55 555 visualizações

Unipampa realiza live alusiva ao Setembro Azul

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou nos dias 23 e 24 de setembro a live alusiva ao “Setembro Azul”, mês da conscientização sobre a visibilidade da Comunidade Surda. O evento foi organizado pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) da instituição, Associação Gaúcha de Intérpretes de Língua de Sinais (Agils), Escola Municipal de Ensino Fundamental Fundação Bidart, com realização da Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi) pelo Youtube.

Participaram do evento o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge; o pró-reitor de Graduação, Pedro Kemerich; o pró-reitor adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cháriston André Dal Belo; a pró-reitora de Planejamento, Viviane Gentil; o pró-reitor e adjunto de Assuntos Estudantis e Comunitários, Carlos Aurélio Dilli Gonçalves e Bruno Lindemayer; o pró-reitor de Gestão de Pessoas, Edward Pessano; os coordenadores Acadêmicos dos campi Bagé, Fernando Junges, Dom Pedrito, Algacir Rigon, Jaguarão, Simone Alves, e Itaqui, Álisson Daros Santos. Também esteve presente a Diretora da Escola Bidart, Albéres Siqueira.

De acordo com os organizadores, no mês de Setembro são comemoradas diversas datas em homenagem ao Surdo. “Este evento foi relevante para que a comunidade surda fosse lembrada dentro da Universidade, uma vez que temos 10 servidores e quatro alunos surdos. Além disso, todos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a cultura, inclusão das pessoas e a importância da acessibilidade para a comunidade Surda”.

Unipampa realiza live alusiva ao Setembro Azul