Início > Unipampa recepciona assistentes de ensino de lingua inglesa
Data de Publicação 11/03/2020 - 14:38 Atualizado em 11/03/2020 - 17:11 1501 visualizações

Unipampa recepciona Assistentes de Ensino de Língua Inglesa

Por Franceli Couto Jorge

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, recepcionou, na manhã desta quarta-feira, 11, as assistentes de Ensino de Língua Inglesa (English Teaching Assistant – ETA), Renata Miller e Natalie Kobsa-Mark. A reunião ocorreu no Gabinete da Reitoria, em Bagé, e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais e Internacionais, Pedro Roberto de Azambuja Madruga, e da professora Kátia Moraes.

As jovens foram selecionadas por meio de edital do Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil – Comissão Fulbright.

As assistentes estão vinculadas ao curso de Licenciatura em Letras – Línguas Adicionais Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas e desenvolverão atividades no Centro de Escrita Unipampa (CEU) como assessoria de escrita para publicação de artigos em inglês por Grupos de Pesquisa, por professores e estudantes dos programas de pós-graduação; assessoria aos docentes nas aulas de línguas; palestras em inglês nos campi e participação no Clube de Conversação que, nesta edição, será nos seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Francês e Alemão. Miller e Kobsa-Mark participarão do Clube de Conversação em Inglês, nas segundas e quartas-feiras, na Sala 2207, no Campus Bagé. As assistentes terão, ainda, aulas de português, a fim de aprimorar o conhecimento linguístico no idioma.

Renata Miller é natural de Nova York e graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Stanford. Natalie Kobsa-Mark é natural da Califórnia e graduou-se em Sociologia pela Universidade Tufts, no Massachusetts, nos Estados Unidos. As ETAs falaram sobre as expectativas em relação ao trabalho: “Queremos conhecer a cultura, a comunidade e trabalhar com o programa de Letras”, disse Miller. Para Kobsa-Mark, é uma oportunidade de sair do Brasil com mais conhecimento da cultura, a troca de experiências e aprender português.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou também a oportunidade das assistentes desenvolverem projetos de extensão junto à comunidade. “Gostaríamos que vocês levassem como legado um pouco da sociedade brasileira”, afirmou.

• Reitor recepciona assistentes de Ensino de Língua Inglesa
      Reitor recepciona assistentes de Ensino de Língua Inglesa - Foto: Ronaldo Estevam
    • Reitor recepciona assistentes de Ensino de Língua Inglesa
      Renata Miller é natural de Nova York e graduada em Relações Internacionais pela Universidade de Stanford - Foto: Ronaldo Estevam