Início > Unipampa sedia forum de pro reitores de extensao das universidades publicas brasileiras
Data de Publicação 11/04/2019 - 11:05 Atualizado em 11/04/2019 - 11:05 972 visualizações

Unipampa sedia Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras

Por Franceli Couto Jorge

Nos dias 11 e 12 de abril, ocorre o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) – Regional Sul. O evento, que reúne pró-reitores de Extensão de 28 instituições dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, será realizado na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) – Campus Santana do Livramento e na Universidade Tecnológica do Uruguai (UTEC), em Rivera.

O Forproex da Regional Sul tem como objetivo discutir e aprovar as normas para o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs) que, neste ano, será realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, nos dias 3 e 4 de julho.

Devido à proximidade do evento com o Uruguai, haverá um painel de troca de experiências sobre a extensão universitária com o Ministério da Educação do país vizinho. Além disso, haverá apresentação dos trabalhos do grupo que está elaborando a política de cultura para as universidades integrantes do Fórum. Na oportunidade, ocorrerá discussão sobre o marco regulatório da extensão universitária, aprovado em dezembro de 2018, que estabelece a inserção obrigatória das atividades de extensão em todos os projetos pedagógicos dos cursos de graduação.

A programação conta ainda com as palestras “Um Projeto de Extensão Internacional - Como a Extensão pode trazer o reconhecimento Nobel”, ministrada pelo professor Cristian Wittmann e “Mulheres na Ciência”, proferida pela professora Pâmela Carpes, ambos da Unipampa.

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unipampa, professora Nádia Bucco, ressalta a relevância do evento para o fortalecimento da Extensão Universitária. “A Unipampa sente-se honrada em sediar este importante fórum”, afirma Nádia. Desde 2018, Nádia Bucco é coordenadora do Fórum da Regional Sul.

Quinta-feira (11/04)

08h30 - Credenciamento e número musical do pró-reitor da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Daniel Prado;

Abertura da reunião Forproex Sul;

14h - Reunião MEC do Uruguai - UTEC, Rivera;

15h30 - Palestra “Um Projeto de Extensão Internacional - Como a Extensão pode trazer o reconhecimento Nobel” - Professor Cristian Wittmann (Unipampa).

Sexta-feira (12/04)

09h30 - Palestra “Mulheres na Ciência” - Professora Pâmela Carpes (Unipampa);

11h - Encerramento.

Sobre o Forproex

O Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (Forproex) foi criado e implantado no dia 06 de novembro de 1987 durante o I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas, realizado em Brasília. Desse encontro, originaram-se as diretrizes conceituais e políticas de ação para as Instituições de Ensino Superior (IES) do país e para o Plano Nacional de Extensão Universitária, o qual se desdobra em planos regionais e institucionais nas seguintes áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho.