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Curso de Relações Públicas da Unipampa divulga resultados de pesquisa de opinião sobre consumo de mídias do são-borjense
Data de publicação 03/12/2018 - 15:17 Atualizado em 03/12/2018 - 15:17
Por Hamilton de Lima Souza

    Na última sexta-feira, dia 30 de novembro, foram apresentados os resultados de pesquisa de opinião realizada na cidade.  O nível de confiabilidade do levantamento é de 95% e com margem de erro de 5% (para mais ou para menos). Foram entrevistadas 400 pessoas de todos os bairros da cidade durante o mês de novembro e os dados são importantes para os meios de comunicação, agências e profissionais de comunicação que atuam na cidade. A pesquisa foi realizada pelo curso de Relações Públicas da Unipampa, através da disciplina de Pesquisa Aplicada.

   Em relação a faixa etária dos pesquisados, 19,3% têm entre 31 a 40 anos, 18,8% entre 51 a 60 anos, 16,5% entre 41 a 50 anos. 16,3% têm mais de 61 anos; 15,2% entre 21 a 30 anos e 14% menos de 20 anos.

   No dia a dia, 42,8% das pessoas usa mais a internet, 38,1% a televisão, 17,4% o rádio e 1,7% outros meios de comunicação.

    Para se informar sobre a cidade de São Borja, 46% buscam o rádio, 25,8% a internet, 13,8% a televisão, 7,4% nenhum destes e 7% o jornal impresso.

   Já quando se fala de estado, a maioria, 62,5% utiliza a TV para se informar, seguido da internet (19,3%), o rádio com 8,5%, nenhum destes 5,7 % e jornal impresso  é utilizado por 4%.

   Sobre o Brasil, também é a televisão o meio mais buscado para 58,3% dos entrevistados, seguido da internet com 19%, nenhum destes por 12,9 %, o rádio com 6% e jornal impresso por 3,8%.

   A maioria das pessoas ouve rádio (60%), mais de três horas por dia (35%). A emissora mais ouvida é a Rádio Cultura AM (65%), seguida da Fronteira FM (20%), Rádio Butuí FM (13%). As demais emissoras ficaram com menos de 1% cada. O que mais gostam de consumir no rádio são noticias (61,8%), seguido de músicas (25,8%). Na sequência foram listados: esportes, política, notícias dos famosos e signos.

   Sobre televisão, a maioria assiste (87%), sendo mais de três horas por dia (35,9%) e entre uma e duas horas (26,4%), sendo o canal mais assistido a TV Globo/RBS (73%), seguida de canais diversos à cabo (10%), SBT (6,6%), Band (4,9%), Record (4%) e Rede TV (1,5%).

   Sobre jornal impresso, a maioria não lê jornal (65,9%), sendo que 25,8% compram exemplares avulsos. O conteúdo de maior interesse dos que assinam (8,3%) é variedades, política, cultura, esporte e economia. O jornal mais lido é a Folha de São Borja, seguido da Zero Hora, O Regional e Correio do Povo.

   Quando a questão é internet, 60,5% costumam acessar, diariamente, e ficam mais de 3 horas (64,9%) conectados. A rede social mais utilizada é o facebook (41,7%), seguido do whats app (39,6%), Instagram (12,5%), Twitter (3,7%), sendo que apenas 1,3% não têm nenhum e 1,2% utilizam outras redes. O maior interesse na internet é por redes sociais (66,1%), seguido de vídeos (12%), notícias (9,5%), jogos (7,4%), blogs (2,5%) e outros (2,5%).

Texto: Valmor Rhoden

Crédito da foto: Taise Velmud

Gráficos relativos ao trabalho no link https://drive.google.com/drive/folders/1a_AIAkoY914XObxHy9KxQ-Qv8Czkw67L?usp=sharing

 

 

 

 

Equipe envolvida no projeto de pesquisa

Equipe envolvida no projeto de pesquisa

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