Página inicial > Palestra aborda saude mental para academicos na unipampa
Palestra aborda saúde mental para acadêmicos na UNIPAMPA
Data de publicação 08/10/2018 - 11:27 Atualizado em 08/10/2018 - 11:27
Por Hamilton de Lima Souza

Na noite da última quinta-feira, 04, foi realizada uma palestra com a professora e psicóloga Juliana Lima Moreira Rhoden que teve como objetivo refletir sobre a saúde mental no ambiente universitário, informar e problematizar sobre o tema que é complexo e afeta muitos estudantes. O público foram acadêmicos dos cursos de Ciências Humanas e Relações Públicas.

A proposta faz parte de uma das ações do projeto intitulado Saúde mental no ambiente acadêmico, aprovado via edital da PRAEC, coordenado pela professora Yáscara Guindani. O projeto tem por objetivo proporcionar ao acadêmico um espaço de acolhimento e auxílio no que tange ao sofrimento ou sintoma vinculado à saúde mental. Busca também oferecer um auxílio técnico para que os mesmos possam realizar uma primeira leitura sobre seus sintomas. Objetiva-se ainda apresentar orientações técnicas que possam assumir uma função preventiva em relação aos sofrimentos.

O projeto pretende contemplar mais algumas ações, como: palestras, ações culturais, rodas de conversa, oficinas e sensibilizações sobre a temática, de acordo com as questões que mais apareçam.

Na palestra, a professora Juliana abordou o conceito de saúde e saúde mental, trouxe a reflexão sobre a emergência deste tema no ambiente universitário, bem como os desafios que implica estar no ensino superior. Salientou que apesar de uma parcela dos estudantes enfrentarem todas as circunstâncias de forma saudável, alguns podem vir a apresentar problemas de saúde mental.  Uma pesquisa realizada em 2014, com 130 mil estudantes de universidades públicas federais do Brasil mostrou que cerca de metade deles relataram ter passado por dificuldades emocionais.

Também foram apresentadas informações sobre o estresse, para que fosse melhor compreendido pelos alunos, já que é um tema constante na vida acadêmica e que fora de controle pode trazer graves consequências,  tanto para a saúde física quanto emocional, culminando em casos mais graves em transtornos ansiosos ou depressivos. Neste sentido, trouxe informações sobre as fases do stress, sendo de alarme à exaustão, de maneira que pudessem reconhecer, em si mesmo, os sinais de estresse, refletindo sobre os agentes estressores e possíveis estratégias de lidar com este adoecimento no contexto universitário.

Texto e imagem de Valmor Rodhen

A professora Juliana Rodhen fala sobre saúde mental aos acadêmicos.